2 de novembro de 2015

Pabilsag

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia suméria, Pabilsag era o deus patrono da cidade de Larak. Ele foi considerado um filho do deus Enlil de acordo com a tradição mais comum, tornando como sua esposa, a deusa da cura Gula/Ninisinna, filha-de-lei de Enlil. Pabilsag é descrito como uma espécie de centauro alado com cauda de escorpião, empunhando um arco e flecha, tendo sido identificado com a constelação de Sagitário.

Suas funções são difícies de determinar, uma vez que Pabilsag foi sincretizado com inúmeras divindades, como Ninurta e Nergal. Tem sido sugerido que as funções de Pabilsag incluem a de um deus curador (possivelmente relacionadas às funções da sua esposa), a de um juiz divino, e de um deus da guerra e caça. Além disso, ele tinha algumas conexões com o submundo, possivelmente devido ao seu sincretismo com o deus do submundo Nergal.

Um texto literário sumério descreve a jornada de Pabilsag até a cidade de Nippur (ETCSL 1.7.8., em inglês). O mesmo parece narrar, entre outras coisas, o casamento entre Pabilsag e Ninisinna.


fonte:
Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Um comentário:

  1. Muito obrigado, pela publicação da mitologia suméria. Agradecido.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby