Image Map

30 de novembro de 2015

Goibniu

۞ ADM Sleipnir

Arte de MickThePict

Na mitologia celta/irlandesa, Goibniu (Goibhniu, antigo irlandês, pronuncia-se ɡovʲnʲu) ou Gaibhne (irlandês moderno) era o deus ferreiro dos Tuatha Dé Danann, associado ao deus galês Gofannon e ao deus gaulês Gobannnon. Seu nome tem origem em uma palavra celta que significa "ferreiro".

Goibniu é filho dos deuses Tuireann e Brigid, e é frequentemente agrupado com dois de seus irmãos, o deus da ourivesaria Credne e o deus carpinteiro Luchta, como o Trí Dée Dána ("três deuses da arte"). Os três foram os responsáveis por forjarem as armas que os Tuatha Dé Dannan utilizaram para combater os FomorianosConta-se que bastam três golpes do martelo de Goibniu para forjar a cabeça de uma espada ou lança. Seus irmãos também possuem o dom de terminar seus trabalhos com três movimentos.


Alternativamente, Goibniu é agrupado com Credne e Dian Cecht, o deus da medicina e da cura. Inclusive em algumas versões do mito acerca da criação do braço de prata do rei Nuada, Goibniu é creditado como sendo o criador do mesmo, ao invés de Dian Cecht. Goibniu também é irmão por parte de pai, do deus guerreiro Cian, pai de Lugh, que se tornaria o líder dos Tuatha Dé Danann após  a morte de Nuada 

Goibniu também era um deus associado com a hospitalidade, sendo o anfitrião do Fled Goibnenn ("Banquete de Goibniu"). Este banquete ocorria uma vez por ano, e durante o mesmo, Goibniu servia em um caldeirão mágico, uma cerveja especial que concedia a imortalidade a quem a bebesse, tornando a pessoa mais jovem ao invés de deixá-la embriagada. 


fontes:
  • Celtic Mythology A to Z (2º Edição), de Gienna Matson e Jeremy Roberts;
  • The Encyclopedia of Celtic Mythology, de Patricia Monaghan.
NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby