30 de novembro de 2015

Goibniu

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia celta/irlandesa, Goibniu (Goibhniu, antigo irlandês, pronuncia-se ɡovʲnʲu) ou Gaibhne (irlandês moderno) era o deus ferreiro dos Tuatha Dé Danann, Seu equivalente na mitologia galesa era Govannon.

Goibniu é freqüentemente agrupado com o deus da ourivesaria Credne o o deus carpinteiro Luchta, como o Trí Dée Dána (três deuses da arte), sendo os responsáveis por forjar as armas que os Tuatha Dé Dannan utilizaram para combater os Fomorianos. Alternativamente, ele é agrupado com Credne e Dian Cecht, o deus da medicina e da cura.

Goibniu era também um deus associado com a hospitalidade, sendo o anfitrião do Fled Goibnenn (Banquete de Goibniu). Este banquete ocorria uma vez por ano, e durante o mesmo, Goibniu servia uma cerveja especial que concedia a imortalidade a quem a bebesse. 


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby