Image Map

26 de junho de 2020

Theispas

۞ ADM Sleipnir


Theispas (também conhecido como Teisheba ou Teišeba) era o deus do clima, trovões e tempestades da mitologia dos urartianos, povo pertencente ao antigo reino de Urartu. Urartu ficava localizado na região hoje conhecida como Planalto Armênio (entre a Ásia Menor, a Mesopotâmia e o Cáucaso), existindo durante a idade do Ferro (860 a.C. – 590 a.C.). As antigas cidades urartianas de Teyseba e Teishebaini receberam seu nome.

Theispas integrava uma importante tríade de divindades, ao lado de Khaldi/Haldi (deus da guerra e divindade suprema dos urartianos) e Shivini (uma divindade solar)Ele era geralmente retratado como um homem em pé sobre um touro, segurando um punhado de raios. 

Os deuses urartianos eram muitos deles adotados e/ou mesclados com divindades hurritas e de outras culturas. Theispas, em particular, é associado ao deus assírio Adad, ao hindu/védico Indra e ao hurrita TeshubSua consorte era a deusa Huba, que era uma contraparte da deusa hurrita Hebat

Theispas, reconstrução em baixo-relevo no
Museu da Fortaleza de Erebuni, Yerevan , na Armênia

fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Acho que é a primeira vez que leio ou ouço falar desse povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse povo vivia numa região onde hoje fica a Armênia. Já publiquei sobre deuses armênios antes mas sobre os urartianos em específico é o primeiro post. Pretendo trazer sobre os outros 2 deuses da tríade, mas são poucas informações disponíveis.

      Excluir
  2. Ótimo ofício...Estudos de muito conteúdo,e fácil entendimento...🤘💀🤘💀🤘💀🤘💀🤘💀🤘💀🤘💀

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby