Image Map

17 de maio de 2023

Cãoera

۞ ADM Sleipnir

Arte de Douglas Nogueira (@oreticolo)

O Cãoera (também Caoéra, Canguerá, Kaagere, Kângere) é uma criatura pertencente às lendas da tribo indígena Mura, habitantes do centro e do leste do Amazonas. Ele é descrito como uma espécie de morcego muito grande (do tamanho de um urubu), que ataca as pessoas enquanto elas dormem. O Cãoera é capaz de sugar todo o sangue de uma pessoa sem que ela desperte, e ao final do processo ele a devora, deixando apenas seus ossos para trás. Seu cardápio também inclui cabeças de gado, as quais ele é capaz de suspender e voar com elas até o alto dos montes, onde as devora por completo.

De acordo com histórias colhidas entre os Mura pela antropóloga Adélia Engrácia de Oliveira, o Cãoera habita em buracos na terra e surge quando se faz "misturado de jabuti e outras carnes, no mato" ou "quando se queima pêlos ou penas de animais". Também, pode surgir quando "se joga espinha de peixe n'água" ou até quando "se grita na mata".

Arte de Yuri Saluceste

fonte:

  • Painel de Lendas & Mitos da Amazônia, de Franz Kreüther Pereira




CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby