۞ ADM Sleipnir
Heidrun (nórdico antigo Heiðrún, geralmente traduzido como "cabra") é na mitologia nórdica uma cabra que reside no topo do palácio de Odin, Valhala, juntamente com o cervo Eikthyrnir. Lá, Heidrun passa os dias mordendo as folhas da grande árvore Laerad, em torno da qual Valhala foi construída. De seus úberes flui diariamente uma quantidade de hidromel suficiente para servir Odin e seus einherjar.
Atestações
Heidrun é mencionada duas vezes na Edda Poética. No Gylfaginning, primeira parte da Edda em Prosa, Snorri Sturluson afirma que Heidrun enche um barril de hidromel todos os dias, e esse barril é tão grande que todos os einherjar ficam bastante bêbados com ele.
Em uma passagem do poema Hyndluljóð ("o canto de Hyndla"), a volva Hyndla usa o termo Heiðrún para insultar a deusa Freyja. Alguns autores traduziram o termo como "cabra".
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.