Image Map

4 de maio de 2023

Besta de Stronsay

 ۞ ADM Sleipnir

Arte de MechaDaveO

A chamada Besta de Stronsay foi uma enorme carcaça animal que apareceu na costa da ilha de Stronsay, uma das Ilhas Orkney, na Escócia, após uma tempestade ocorrida em 25 de setembro de 1808. Ela media cerca de 17 metros de comprimento, por 1,2 metros de largura, e uma circunferência de cerca de 3,1 metros. Ela possuía três pares de apêndices descritos como 'patas' ou 'asas'. Sua pele era lisa quando acariciada da cabeça à cauda e áspera quando acariciada da cauda à cabeça. Suas barbatanas eram orladas de cerdas e ele tinha uma fileira de cerdas nas costas, que brilhavam no escuro quando molhadas. Seu conteúdo estomacal era vermelho.

Na época, a Wernerian Natural History Society (Sociedade Weneriana de História Natural) de Edimburgo não conseguiu identificar a natureza da mesma e determinou que se tratava de uma nova espécie, provavelmente uma serpente marinha. O naturalista escocês Patrick Neill deu-lhe o nome científico de Halsydrus pontoppidani (cobra marinha de Pontoppidan) em homenagem a Erik Pontoppidan, um ornitólogo e naturalista que descreveu serpentes marinhas em uma obra publicada meio século antes. 

Um esboço da Besta de Stronsay, datado de 1808

Mais tarde em Londres, o anatomista Sir Everard Home rejeitou a medição original, declarando que a carcaça devia ter cerca de 11 metros, e considerou-a pertencente a um tubarão-frade em decomposição. Em 1849, o professor escocês John Goodsir, em Edimburgo, chegou à mesma conclusão, embora o maior tubarão-frade registrado até aquela época tivesse pouco mais de 13 metros de comprimento.

Tubarão-frade

A criatura tornou-se um enigma criptozoológico devido a sua escassez de imagem, embora um pedaço de sua carcaça tenha sido preservado no Museu Real da Escócia, em Edimburgo. Duzentos anos depois, em 2008, foi relatado na mídia que uma geneticista chamada Yvonne Simpson estava estudando sobre criatura desde 2001, quando obteve de um colecionador particular alguns fragmentos de ossos na época recém recuperados da mesma. Ela chegou a anunciar que esperava realizar testes de DNA usando esses fragmentos para determinar se de de fato a Besta de Stronsay era um tubarão-frade ou se tratava de outra espécie, mas passados quinze anos desde então, nenhuma novidade foi anunciada.

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:

  1. Meu caro Sleipir poderia falar sobre Chuck cheese e seus mistérios e como fnaf se baseou neste restaurante se tornando um fenômeno da cultura pop

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby