Image Map

30 de maio de 2023

Referências Mitológicas em Yu Yu Hakusho

۞ ADM Sleipnir


Yu Yu Hakusho é uma série de mangá escrita e ilustrada pelo famoso mangaka Yoshihiro Togashi, o também autor de Hunter x HunterO mangá foi publicado originalmente no Japão entre os anos de 1990 e 1994, e teve um versão animada exibida no Brasil na extinta Rede Manchete, de 1997 até o fim da emissora.

A série conta a história de Yusuke Urameshi, um adolescente delinquente que é atingido e morto por um carro ao tentar salvar a vida de uma criança. Após uma série de testes apresentados a ele por Koenma, o filho do governante do Mundo Espiritual, Yusuke é revivido e é lhe dado o título de "Detetive Sobrenatural", com o qual ele deve investigar vários casos envolvendo demônios e fantasmas no mundo humano. O mangá se torna mais focado em batalhas e torneios de artes marciais à medida que progride. Togashi criou Yu Yu Hakusho baseando-se em seu interesse por séries de ocultismo e filmes de terror, além de ter influências da mitologia budista e xintoísta. Nessa postagem, estarei trazendo as principais referências mitológicas encontradas na obra.

O Rei Enma 


Rei quase sempre ausente do Mundo Espiritual e pai de Koenma, Emma foi inspirado no deus Enma-daioh, um dos juízes do submundo. Enma-daioh por sua vez é conhecido na mitologia hindu/védica como Yama.



Os Tesouros do Rei Enma 


No mangá e anime, estes são três itens pertencentes ao Rei Enma, e que foram roubados no Mundo Espiritual por Kurama, Gouki e Hiei  bem no começo da aventura. Esses itens foram inspirados nos Três Tesouros Imperiais do Japão (a espada Kusanagi no Tsurugi, o espelho Yata no Kagami e a jóia Yasakani no Magatama), reputados como tendo origem divina. Uma curiosidade é que não se conhece a forma real desses itens, pois eles nunca foram vistos e não são dispostos ao público e nem mesmo à família real. Sempre que aparecem em público, estão em caixas totalmente fechadas.



Hiei


No início da história, Hiei surge como um vilão, sendo confrontado e derrotado por Yusuke e depois posteriormente se torna um de seus parceiros, bem como seu rival. Sua atividade inicial como um ladrão, e o fato dele possuir uma forma que deixa seu corpo repleto de olhos, permite deduzir que foi inspirado em um Dodomeki, yokai que possui inúmeros olhos pelo corpo, um pra cada moeda que roubou enquanto era humano.


Kurama / Raposa Yoko 


Kurama é um dos personagens mais populares da série, tendo surgido juntamente com Hiei e também tornando-se um parceiro de Yusuke. Sua forma completa de yokai foi inspirada nos também populares yokais Kitsunes. Seu nome aliás teria inspirado o criador de Naruto, Masashi Kishimoto, a nomear a raposa de nove caudas da obra.

Arte de Plestari


Yukina 


Yukina é a irmã mais nova de Hiei, e o interesse romântico de Kuwabara. Pertencente a uma classe de demônios de gelo, cujas lágrimas de gelo produzem jóias valiosíssimas, foi inspirada no yokai Yuki-onna.

Onis


Onis são famosos yokais do folclore japonês, equivalentes aos demônios, ogros ou trolls de outras culturas. Existem muitos em Yu Yu Hakusho, mas talvez os mais relevantes são Jorge Saotome, auxiliar de Koenma e alívio cômico da obra, e Enki, um oni e um dos amigos de Raizen, e aliado de seu filho Yusuke. Enki foi o vencedor do Torneio de União do Mundo das Trevas, promovido pelo próprio Yusuke, ganhando três anos de mandato como rei do mundo dos demônios. 


Time Uraotogi


O Time Uraotogi (裏御伽, traduzido literalmente como "contos de fada reversos") é um grupo de cinco demônios que participam do Torneio das Trevas, combatendo e sendo derrotados pelo Time Urameshi durante as semifinais do evento. Com exceção de seu líder, Suzuki, os demais integrantes foram inspirados em personagens folclóricos japoneses, a saber: 
  • Makintaro (Kintaro)
  • Kuro Momotaro (Momotaro)
  • Ura Urashima (Urashima Taro)
  • Shishiwakamaru (Ushiwakamaru)
Embora afirmem serem reencarnações demoníacas desses personagens, na verdade são apenas demônios mais fracos aprimorados por itens sobrenaturais fornecidos por Suzuki. Coincidentemente, o nome dublado de Suzuki, Suzuka, é o nome de uma figura lendária nos contos populares japoneses, Suzuka Gozen .

As Quatro Bestas Santas


As Quatro Bestas Santas (四聖獣, Shiseijū no original japonês) são os principais antagonistas durante o arco Castelo Labirinto da Saga Detetive Espiritual, sendo os primeiros inimigos que Yusuke, Hiei, Kurama e Kuwabara enfrentaram juntos. Cada membro foi nomeado e baseado em um dos Quatro Deuses Celestiais da China, cujo nomes em japonês são ByakkoSeiryu, Genbu e Suzaku.


Uraotoko


Uraotoko (裏 男, traduzido como Homem-Reverso) é uma criatura vagamente humanóide, e o "animal de estimação" do vilão Itsuki, parceiro de Shinobu Sensui. Possuindo uma aparência semelhante ao yokai Umibōzu, Uraotoko é uma verdadeira dimensão de bolso em si mesmo, na qual Itsuki pode aprisionar seus inimigos.  


Tanuki

Tanuki foi um personagem que apareceu somente no mangá. No folclore japonês, Tanukis são conhecidos por sua habilidade de mudar de forma. Em sua aparição no mangá, ele assumi a identidade do neto de um idoso que está prestes a morrer, cuidando dele até o momento de sua partida.
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby