Image Map

25 de maio de 2023

Moongazer

۞ ADM Sleipnir

O Moongazer ("observador da lua") é um jumbie do folclore caribenho, em especial da Guiana e de Trinidad e Tobago (este último onde ele é conhecido como Phantom, "Fantasma"). Ele é dito aparecer em zonas rurais, estradas tranquilas, encruzilhadas, margens e bordas de penhascos, mas somente em noites de lua cheia. Ele é geralmente descrito como um ser humanóide e com uma altura extremamente alta, de pé com suas longas pernas abertas e com as mãos nos quadris, enquanto olha para cima e encara a lua cheia. Quando a lua se vai, ele desaparece em um vapor espesso que permanece no local.

Em alguns relatos, é dito que apenas sua sombra pode ser vista quando projetada pela luz da lua cheia. Outros observam que, por ele ser tão alto, suas pernas podem ser confundidas com postes de iluminação. 

Dizem que quando alguém tenta passar por suas pernas, o Moongazer rapidamente as fecha e esmaga a pessoa até a morte. Dizem também que se ele pisar em alguém, o pobre coitado estará condenado à loucura. Ainda, há histórias de que aqueles que chamam a sua atenção de alguma forma tem seus cérebros sugados por ele. O único aviso de seu ataque iminente é um assobio estridente e arrepiante que ele emite logo antes de atacar.

Para evitar encontrar com o Moongazer, recomendasse evitar sair de casa em noites de lua cheia. Em Trinidad & Tobago, dizem que deixar dinheiro em encruzilhadas apazigua o espírito. Acredita-se que as histórias sobre o Moongazer tenham surgido como uma forma de manter crianças longe de lugares perigosos, o que o colocaria como mais um tipo de bogeyman (bicho-papão) no folclore mundial.


fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby