Image Map

21 de janeiro de 2014

Caboclo D'água

۞ ADM Sleipnir

Arte de Bruno Feltran

O Caboclo D'água (também conhecido por Crioulo D'água e Bicho D'água) é um criatura sobrenatural pertencente ao folclore brasileiro, sendo famosa na região do Rio São Francisco. Ele é geralmente descrito como sendo uma criatura musculosa, troncuda, com pele cor de bronze, de baixa estatura e com apenas um olho localizado no meio da testa, semelhante a um ciclope. É uma entidade ágil e poderosa, que consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo e possui a habilidade de se transformar em qualquer animal. Apesar de poder viver fora d'água, ele nunca se afasta das margens do Rio São Francisco.

Esse anfíbio humanóide é extremamente forte e se esconde em profundas cavernas subterrâneas localizadas nas margens do rio. Algumas pessoas dizem que as cavernas habitadas pelo caboclo estão cheias de ouro e esmeraldas, outros comentam que a única coisa que alguém vai encontrar lá são os ossos de suas vítimas. A cobiça por esse tesouro já levou muitas pessoas a morte, afogadas ao tentar encontrá-lo. Dizem que somente pensar em possuir o tesouro do caboclo já faz com que a pessoa seja perseguida por ele.


Pescadores respeitam e temem o caboclo d'água, uma vez que acreditam que os seus poderes de controlar as águas e o clima, aliados à sua tendência de destruir navios de pequeno porte são responsáveis ​​por muitos dos acidentes estranhos que acontecem durante as noites escuras. O Caboclo costuma agarrar o fundo das canoas e barcos, balançando-os até os virar ou encalhando-os. 

Algumas coisas que podem proteger os pescadores da fúria do caboclo são: 
  • a carranca, um grande amuleto em forma de dragão usado como uma figura de proa e que tem o poder de repelir o caboclo; 
  • uma faca abençoada, cravada no convés do barco, que inspira medo na criatura; 
  • Pintar uma estrela branca no casco da embarcação também é dito conferir proteção.
O Caboclo D'água também pode ser um poderoso aliado de um pescador: em troca de tabaco e cachaça (bebida forte feita de suco de cana-de- açúcar, por vezes confundida com rum), ele pode fornecer grandes quantidades de peixes, e também atacar sorrateiramente um inimigo.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. Vi um video que diz que o monstro do filme A Forma da Água foi inspirado nessa lenda, porém ontem li que foi baseado no Ipupiara, outra lenda brasileira, poderia trazer a historia do Ipupiara pro blog?
    Mt bom o artigo sobre esse monstro!! Não conhecia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu ouvi dizer é que ele foi baseado no Ipupiara. Pretendo trazer um post sobre ele em breve.

      Excluir
  2. Quando ainda era criança, eu vi um cabloco matando uma pessoa no rio. E não só eu vi, meus dois irmãos e dois primos são testemunhas. Hoje em dia, não gosto nem de chegar perto de rio....Pena que dificilmente alguém irá acreditar no meu relato. No entanto, me sinto na obrigação de alertar a todos que conheço sobre o assunto. Não quero ser julgado por negligência após a minha morte, minha parte, pelo menos, sei que faço em alertar a todos sobre a gravidade da verdade sobre esse ser maligno.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby