Image Map

25 de janeiro de 2014

Wendigo

۞ADM Berserker


Wendigo é uma criatura mitológica nativa das lendas Algonquian (tribos indígenas norte-americanas). Trata-se de um espírito canibal, que pode possuir os humanos, ou ate mesmo se transformar em humano. A lenda também se aplica às pessoas praticantes do canibalismo (um canibal pode, eventualmente, se transformar em um Wendigo).

Nas lendas tribais, a descrição da criatura varia bastante, já que, segundo os indígenas, ele é muito rápido e é difícil descrevê-lo com detalhes. Mas o mais certo é que ele seja muito alto, muito magro, com braços e pernas longos, e, em alguns casos, com um cabelo branco, ralo e ensanguentado. Possui garras afiadas nas mãos e nos pés, e possui dentes pontudos e amarelos. Muitas vezes possui sangue na boca, e sua língua é azulada. Os olhos variam do vermelho ao amarelo. Trata-se de um espírito cruel e canibal, que possui grande poder espiritual e cuja presença é relacionada com o frio, que traz fome e desespero.

Eis uma rápida descrição de um Wendigo retirada de um professor da tribo Ojibwa:

O Wendigo era magro ao ponto de parecer doente, sua pele seca esticava-se sobre seus ossos. Com seus ossos sendo empurrados para fora da pele, sua tez cinza como a morte, e seus olhos afundados nas órbitas, o Wendigo parecia um esqueleto recentemente desenterrado da cova. O que parecia ser os lábios estava rachado e sangrento [...] Impuro e sofrendo das feridas de sua carne, o Wendigo exalava um cheiro estranho de deterioração e decomposição, de morte e corrupção.



 A caça

Como o Wendigo está sempre com fome, ele constantemente persegue humanos para alimentar-se da carne deles. Ele caça qualquer tipo de pessoa, embora tenha preferências em cada uma delas: das crianças, ele prefere a gordura; das mulheres, a pele; dos homens, os músculos e dos velhos, os ossos.

Ele também tem o costume de "armazenar" vítimas vivas, por causa dos lugares onde ele vive, com invernos longos e rigorosos, o Wendigo também guarda restos das pessoas que já comeu.

Ele é muito rápido, possui sentidos e força muito apurados, e é difícil de ser derrotado. Ele pode enxergar no escuro, e tem um olfato poderosíssimo, que localiza a vítima em distâncias longas, podendo segui-la durante um bom tempo. É praticamente impossível conseguir fugir dele com êxito, uma vez que você se tornar a presa.

Suas garras são tão afiadas que conseguem decapitar um homem, e cortam a carne humana com grande facilidade. O mesmo para os seus dentes, podendo dar uma mordida tão forte que é capaz de quebrar ossos.

O Wendigo ainda é capaz de se mover com uma leveza impressionante, não deixando um som sequer denunciar sua presença. Se ele quiser que a vítima venha diretamente para ele, o Wendigo é capaz de imitar a voz humana, reproduzindo choros e pedidos de ajuda com perfeição.

Como se não bastasse, o Wendigo ainda é capaz de espalhar uma espécie de doença conhecida como Febre Wendigo (Wendigo Fever). Ele libera um odor para a vítima, que só ela pode sentir. Depois, a pessoa que inalou aquele cheiro começa a ter terríveis pesadelos à noite e ao acordar começa a sentir uma dor lancinante nas pernas e nos braços, que se torna tão intensa que enlouquece a vitima, a pessoa se vê forçada a correr para a floresta gritando de modo alucinado e retirando suas roupas ao longo do caminho. Geralmente as pessoas infectadas com a febre jamais voltam (As raras exceções revelaram pessoas que acabaram loucas por causa do acontecimento, e de um provável encontro com um Wendigo), e muitos acreditam que elas acabem sendo devoradas por um Wendigo.

O Wendigo enfrenta qualquer coisa quando ele está faminto, ele quebra árvores e mata animais enquanto caça. Algumas lendas sugerem que tempestades de neve e tornados são sinais de um Wendigo caçando. Ele vive em florestas, mais especificamente em cavernas e cabines (aquelas onde vivem os guardas florestais).



O Wendigo na Criptozoologia

Embora poucos, já ocorreram avistamentos de Wendigos em alguns lugares. Alguns mais "céticos" com relação à existência do ser acreditam que ele é confundido com o Pé-Grande ou como o Yéti e que não seria uma criatura nova.

O local mais frequente para esses encontros seria em Ontário, no Canadá, também conhecida como "A Capital do Wendigo", sendo visitada anualmente por entusiastas e pesquisadores. Lá existem áreas que serviram de palco para avistamentos e alguns incidentes, tanto que há três lugares que ganharam o nome da criatura! São eles a Caverna do Wendigo, o Rio Wendigo e o Lago Wendigo, três pontos mais famosos por serem considerados a casa dele. Alguns dizem que ele consegue viver em praticamente todo o território do Canadá.

Proteção

Para se proteger de um Wendigo, existem amuletos que dizem afastar a criatura de quem os usar. Tampões ou fones de ouvido ajudam a proteger a vítima dos sons que ele produz para atraí-la.

Mas o que realmente mataria um Wendigo seriam chamas intensas o bastante para reduzi-lo a cinzas, ou armas feitas de prata, como facas e lanças. Elas lhe causam uma dor tremenda, podendo levá-lo à morte. Uma facada direta no coração congelado da criatura a mataria instantaneamente. Se morto dessa forma, os pedaços do coração dele devem ser colocados em uma caixa de prata e enterrados em um solo sagrado. O corpo do Wendigo deve ser desmembrado com um machado de prata e descartado em áreas remotas (No fundo do mar ou em falhas geológicas, por exemplo) e separadamente. Se nada disso for feito, o Wendigo ressuscitará, e obviamente caçará aquele que o matou.



PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

7 comentários:

  1. bem lgl e apelão o wendigo

    ResponderExcluir
  2. muito interessante,admiro essas lendas mas acho que embora fantasticas,deve ter um fundo de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Vi uma criatura similar na noite passada e tive pesadelos e dores musculares hoje ao investigar vim para aqui. Poderia ter visto um? Eu vivo em Portugal , no morro onde neva e na minha aldeia a pinturas rupestres perto donde o vi.que acham disso?

    ResponderExcluir
  4. Nossa se alguma coisa dessas fosse real ou se é vou com uns 300 crucifixos e com fone de ouvido e uma faca machado caixinha tudo de prata

    ResponderExcluir
  5. Cara, há uns 15 ou 20 anos eu vi um filme na HBO com esse título, tratando desse ente. Cool site!

    ResponderExcluir
  6. Conheci essa criatura na série sobrenatural.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby