Image Map

11 de janeiro de 2014

Hakutaku (Bai Ze)

۞ ADM Sleipnir

Arte de Matthew Meyer

O Hakutaku (em japonês 白澤 ou はくたく, "pântano branco") é um sábio e quimérico yokai, semelhante a um boi branco com o rosto similar ao humano. Ele possui nove olhos e seis chifres no total, sendo 3 olhos e 2 chifres na cabeça, e a mesma quantidade em cada lado do corpo. Ele vive em montanhas remotas, e assim como o Qilin, só aparece em épocas e países onde o governador da terra é um líder sábio e virtuoso. Ele é um símbolo de bons presságios e de boa sorte. Hakutaku pode falar línguas humanas, e é altamente bem informado sobre todas as coisas acerca da criação.

A criatura é uma importação cultural da China, onde ele é conhecido como Bai Ze. Um dos relatos mais famosos sobre o Hakutaku vem do lendário Imperador Amarelo chinês (2697-2597 aC) . O imperador estava realizando um passeio imperial em suas terras, e no leste, perto do mar, ele subiu uma montanha e encontrou um Hakutaku. Os dois conversaram, e a criatura contou ao imperador que, em toda a criação, haviam 11.520 tipos diferentes de yokai. 

Arte de chasmosaur

O imperador mandou seus subordinados registrarem tudo o que o Hakutaku disse, e toda a informação foi preservada em um volume conhecido como o hakutakuzu (ou Bái Zé Tǘ - 白泽图/白泽图) . Este volume registrava cada tipo de yokai, junto com o tipo de males que eles fazem, ou desastres que eles causam, bem como a forma de lidar com eles - uma espécie de manual demoníaco, por assim dizer. Infelizmente o hakutakuzu foi perdido há muito tempo, e não existem exemplares sobreviventes.

Por causa de seu incrível conhecimento sobre vários tipos de yokai e monstros, pinturas dos Hakutaku eram muito populares no Japão durante o período Edo. Elas eram vendidas e usadas ​​como amuletos de boa sorte, assim como guardas contra espíritos malignos, doenças e yokais. Devido ao fato do Hakutaku conhecer tudo, acreditava-se que os yokais iriam ficar longe dele.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. me lembre que keine (da serie touhou) é um bicho desse

    ResponderExcluir
  2. É possível esse yokai aparecer no Brasil?
    Quando era criança acho que vi um desses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu acha que o Brasil em algum momento teve um líder sábio e justo? Kkkk

      Excluir
  3. Tenho uma tatuagem dele no braço amo a cultura oriental

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby