Image Map

5 de janeiro de 2014

Fafnir

۞ ADM Sleipnir



De acordo com a mitologia nórdica, Fafnir era um dos filhos do rei anão Hreidmar. Seus irmãos são Otr (Ottar) e Regin. Ele desempenhou um papel importante na Saga dos Volsungos, o épico lendário que fala sobre a origem e declínio do clã Volsung. Nesta saga, Fafnir era um anão que possuía braços fortes e não temia ninguém . Fafnir protegia a casa de seu  pai, que era feita de ouro brilhante e outras pedras preciosas . Ele era o mais agressivo e mais forte dentre os três filhos de Hreidmar. Este traço iria desempenhar um papel vital na história a respeito do tesouro e ganância.

Diz-se que Fafnir, Otr e Regin eram metamorfos. Um dia, Otr transformou-se em uma lontra, e justamente nesse dia Loki estava na caça de uma lontra. Loki acabou matando Otr sem saber quem ele era. Após isso Loki  foi à casa de Hreidmar com Odin e Thor. Hreidmar e seus filhos reconheceram imediatamente a pele de lontra acondicionada em torno de Loki. Eles exigiram vingança pela morte de Otr.

Loki, que é conhecido por ser o mais astuto entre os deuses nórdicos, disse que ele estaria disposto a pagar uma grande quantia em tesouros para expiar seu pecado. Ele disse que não sabia que a lontra era Otr e seria melhor substituir a vida de Otr por um tesouro que está em pé de igualdade com a vida perdida. Todas as partes concordaram com isso, porém Hreidmar e seus filhos fizeram Odin e Thor de reféns, até que Loki retornasse com o prometido tesouro.



Loki então procura Andvari, que era a única pessoa que possuía tanto ouro. Andvari tinha a habilidade de se transformar em salmão e nessa forma acabou sendo capturado por Loki, que o obrigou a entregar o seu tesouro em troca da liberdade. Sem alternativa, Andvari acabou entregando seu tesouro à Loki, mas ele amaldiçoa o anel Andvarinaut. Esse anel foi forjado pessoalmente por Andvari e, portanto, era o seu favorito. Com a maldição sobre ele, quem possuísse o anel teria infelicidade e desgraça. Também estão incluídos no tesouro as espadas Ridil e Hrotti, que são muito valiosas. Temendo por sua própria vida e seus companheiros deuses , Loki não pensou duas vezes em retornar à casa de Hreidmar e entregar-lhe todo o tesouro. Assim que tomou posse do tesouro, Hreidmar libertou Thor e Odin imediatamente.

Fafnir e Regin queriam manter o tesouro para si mesmos, e então mataram seu pai. Fafnir não queria dividir o tesouro com seu irmão, então Fafnir, se transforma em um dragão, exila seu irmão e toma posse de todo o tesouro para si, levando-o para um covil de uma montanha. Na mitologia européia, o dragão é o símbolo para a ganância .




Regin também cobiçava o tesouro tanto quanto o seu irmão, e para consegui-lo, ele enviou seu filho adotivo, Siegfried (Sigurd) para matar Fafnir. Siegfried obteve êxito em sua missão, conseguindo matar Fafnir usando a espada Gram (ou Balmung), perfurando o coração de Fafnir, enquanto o dragão estava indo à um rio onde ele normalmente matava sua sede. Antes de morrer, Fafnir prediz-lhe todas as desgraças que Siegfried enfrentaria por ter se apoderado do tesouro.

Regin, totalmente corrompido pela maldição do tesouro, queria matar Siegfried  também. Regin pediu que Siegfried trouxesse o coração de Fafnir para ele assar. Siegfried estende o coração para que Regin o assasse e acaba queimando o dedo. Ao chupar o dedo queimado, Siegfried  acaba consumindo um pouco do sangue do finado Fafnir, e com isso adquiriu a habilidade de entender a língua dos pássaros. Siegfried foi avisado pelos pássaros sobre os planos de seu pai adotivo, e então Siegfried mata Regin.


O restante da história de Siegfried você pode ver AQUI.





PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. O correto seria: "Siegfried obteve êxito em sua missão, conseguindo matar FAFNIR usando a espada Gram... vocês erraram aí!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby