Image Map

21 de janeiro de 2014

Caboclo D'água

۞ ADM Sleipnir

Arte de Bruno Feltran

O Caboclo D'água (também conhecido por Crioulo D'água e Bicho D'água) é um criatura sobrenatural pertencente ao folclore brasileiro, sendo famosa na região do Rio São Francisco. Ele é geralmente descrito como sendo uma criatura musculosa, troncuda, com pele cor de bronze, de baixa estatura e com apenas um olho localizado no meio da testa, semelhante a um ciclope. É uma entidade ágil e poderosa, que consegue estar em vários lugares ao mesmo tempo e possui a habilidade de se transformar em qualquer animal. Apesar de poder viver fora d'água, ele nunca se afasta das margens do Rio São Francisco.

Esse anfíbio humanóide é extremamente forte e se esconde em profundas cavernas subterrâneas localizadas nas margens do rio. Algumas pessoas dizem que as cavernas habitadas pelo caboclo estão cheias de ouro e esmeraldas, outros comentam que a única coisa que alguém vai encontrar lá são os ossos de suas vítimas. A cobiça por esse tesouro já levou muitas pessoas a morte, afogadas ao tentar encontrá-lo. Dizem que somente pensar em possuir o tesouro do caboclo já faz com que a pessoa seja perseguida por ele.


Pescadores respeitam e temem o caboclo d'água, uma vez que acreditam que os seus poderes de controlar as águas e o clima, aliados à sua tendência de destruir navios de pequeno porte são responsáveis ​​por muitos dos acidentes estranhos que acontecem durante as noites escuras. O Caboclo costuma agarrar o fundo das canoas e barcos, balançando-os até os virar ou encalhando-os. 

Algumas coisas que podem proteger os pescadores da fúria do caboclo são: 
  • a carranca, um grande amuleto em forma de dragão usado como uma figura de proa e que tem o poder de repelir o caboclo; 
  • uma faca abençoada, cravada no convés do barco, que inspira medo na criatura; 
  • Pintar uma estrela branca no casco da embarcação também é dito conferir proteção.
O Caboclo D'água também pode ser um poderoso aliado de um pescador: em troca de tabaco e cachaça (bebida forte feita de suco de cana-de- açúcar, por vezes confundida com rum), ele pode fornecer grandes quantidades de peixes, e também atacar sorrateiramente um inimigo.

NÃO DEIXE O BLOG MORRER! Separe um minuto para comentar, elogiar ou criticar as publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo!

3 comentários:

  1. Vi um video que diz que o monstro do filme A Forma da Água foi inspirado nessa lenda, porém ontem li que foi baseado no Ipupiara, outra lenda brasileira, poderia trazer a historia do Ipupiara pro blog?
    Mt bom o artigo sobre esse monstro!! Não conhecia :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu ouvi dizer é que ele foi baseado no Ipupiara. Pretendo trazer um post sobre ele em breve.

      Excluir



Seu comentário é muito importante, e muito bem vindo, porém peço que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby