۞ ADM Sleipnir
Arte de Samuel Molina |
Makemake era o deus central do culto "Tangata Manu" (cerimônia do homem pássaro), que era praticado pelos habitantes da ilha antes de sua conversão ao cristianismo. Através da cerimônia do homem pássaro, era escolhido um representante terreno de Makemake. A cerimônia ocorria no início da primavera, quando andorinhas-do-mar depositavam seus ovos na ilhota de Motu Nui. Ela se iniciava na vila Orongo, à beira da cratera do vulcão Rano Kau. Lá, cada clã selecionava um representante que deveria nadar até a ilhota, encontrar um ovo e retornar à Rapa Nui depois de escalar o penhasco. O primeiro a trazer um ovo intacto era nomeado homem-pássaro e governava a ilha durante um ano. Alguns competidores eram mandatários do líder do clã, e nesse caso este recebia o título.
A seleção dos candidatos era revelada pelo sonho de um iva-atua (profeta) que enxergava a proteção divina sobre um homem. Mulheres eram proibidas de participarem da cerimônia como candidatas a representante de Makemake, porém podiam ser profetisas. A cerimônia existiu até o final do século XIX, quando a maioria dos habitantes da ilha foi convertida ao catolicismo.
Em julho de 2008, o nome Makemake foi dado a um planeta anão que havia sido descoberto no ano de 2005. Na ocasião de seu descobrimento, o planeta havia sido apelidado de "Easterbunny" (coelho da Páscoa), pois foi descoberto logo após a Páscoa. Em 2008, quando finalmente foi classificado como um planeta-anão, os pesquisadores que o descobriram decidiram nomeá-lo com o nome do deus criador Rapa Nui, para manter alguma conexão com o antigo nome.
Arte de Sara Contreras (YunaXD) |
fontes:
mais um posto excelente, continue sempre postando sobre diferentes mitologias
ResponderExcluirObrigado Hamilton! Tento sempre diversificar, apesar de ser um trabalho árduo.
Excluir