Image Map

16 de agosto de 2021

Makemake

۞ ADM Sleipnir

Arte de Samuel Molina

Makemake (ou Make-make) é o deus criador da humanidade e também um deus associado à fertilidade, pertencente à mitologia da Ilha Rapa Nui no Pacífico Sul, mais conhecida como Ilha de Páscoa. Alguns estudiosos teorizam que o deus seja uma versão local do deus maori Tane. Alguns petróglifos em Rapa Nui mostram imagens de um homem com cabeça de pássaro, que provavelmente representam o deus.

Makemake era o deus central do culto "Tangata Manu" (cerimônia do homem pássaro), que era praticado pelos habitantes da ilha antes de sua conversão ao cristianismo. Através da cerimônia do homem pássaro, era escolhido um representante terreno de Makemake. A cerimônia ocorria no início da primavera, quando andorinhas-do-mar depositavam seus ovos na ilhota de Motu Nui. Ela se iniciava na vila Orongo, à beira da cratera do vulcão Rano Kau. Lá, cada clã selecionava um representante que deveria nadar até a ilhota, encontrar um ovo e retornar à Rapa Nui depois de escalar o penhasco. O primeiro a trazer um ovo intacto era nomeado homem-pássaro e governava a ilha durante um ano. Alguns competidores eram mandatários do líder do clã, e nesse caso este recebia o título.

A seleção dos candidatos era revelada pelo sonho de um iva-atua (profeta) que enxergava a proteção divina sobre um homem. Mulheres eram proibidas de participarem da cerimônia como candidatas a representante de Makemake, porém podiam ser profetisas. A cerimônia existiu até o final do século XIX, quando a maioria dos habitantes da ilha foi convertida ao catolicismo.

Em julho de 2008, o nome Makemake foi dado a um planeta anão que havia sido descoberto no ano de 2005. Na ocasião de seu descobrimento, o planeta havia sido apelidado de "Easterbunny" (coelho da Páscoa), pois foi descoberto logo após a Páscoa. Em 2008, quando finalmente foi classificado como um planeta-anão, os pesquisadores que o descobriram decidiram nomeá-lo com o nome do deus criador Rapa Nui, para manter alguma conexão com o antigo nome.

Arte de Sara Contreras (YunaXD)

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

2 comentários:

  1. mais um posto excelente, continue sempre postando sobre diferentes mitologias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hamilton! Tento sempre diversificar, apesar de ser um trabalho árduo.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby