Image Map

11 de agosto de 2021

Verethragna

۞ ADM Sleipnir

Verethragna (vərəθraγna, literalmente "destruidor de resistência"; também conhecido como Bahram, Warahan e Vehram) era um antigo deus guerreiro pertencente à mitologia indo-iraniana e ao zoroastrismo, associado à vitória e à guerra e dito estar constantemente em combate contra as forças do mal lideradas pelo deus Ahriman/Angra Mainyu. No Zoroastrismo, ele é considerado um ajudante de Asha Vahishta, um dos Amesha Spentas (emanações do deus Ahura Mazda), e em alguns textos persas, ele é especialmente venerado como um dos Amesha Spentas de fato.

Além de ser uma divindade ligada à guerra, e por consequência aos soldados e guerreiros, Verethragna era ligado à virilidade e potência sexual, bem como à saúde e integridade física. Ele era referido como aquele que dá ao homem a “mola dos testículos” e “o mais dotado de poderes de cura". Sob o nome de Bahram, Verethragna era ainda considerado o patrono dos viajantes.

As dez manifestações de Verethragna

Arte de Elda54

Verethragna possuía dez formas, as quais mudavam dependendo das circunstâncias da batalha. Ele podia se manifestar como:

  • um touro com orelhas amarelas e chifres dourados que brilhavam como raios;
  • um cavalo branco adornado com ouro;
  • um forte camelo de carga com dentes afiados;
  • um poderoso javali também de dentes afiados, e capaz de matar seu adversário com um só golpe;
  • um jovem de 15 anos de idade (idade essa que era considerada a ideal, na qual um menino passava a ser considerado um homem); 
  • um grande carneiro;
  • um veado;
  • um guerreiro portando uma espada dourada;
  • um vento forte,  que traz saúde e força e carrega a glória de Ahura Mazda;
  • um  pássaro grande e veloz (possivelmente um corvo) chamado Vareghna
Associações com outras divindades

Em sua forma de pássaro, Verethragna era associado ao Simurgh, o lendário pássaro das montanhas, cujas penas podiam ser esfregadas ou queimadas para invocar sua ajuda em momentos de necessidade. Já em sua forma de javali, ele acompanhava o deus Mithra.

Durante os impérios Selêucida (330-150 a.C.) e Arsácido (250 a.C. - 226 d.C.), ambos influenciados pela cultura helênica, Verethragna foi identificado como Ares e associado a Héracles, e recebeu o nome grego de Artagnes.

Em uma das versões da lenda do dragão Azi Dahaka, Verethragna é tido como o responsável por derrotá-lo e selá-lo no monte Demavand. Talvez por isso, Verethragna foi ainda associado ao lendário rei armeniano Vahagn e ao deus hindu/védico Indra, ambos notórios matadores de dragões em seus mitos.

Arte de Davidgaillet

fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby