Vahagn (em armênio: Վահագն, também conhecido como Vahakn), é uma figura central na mitologia armênia, venerado como um deus guerreiro. Ele é frequentemente chamado de Vahagn Vishapakagh (Վահագն Վիշապաքաղ), que significa "Vahagn, o Ceifador de Dragões". Estudiosos o identificam como o deus do trovão, do sol e do fogo no panteão armênio pré-cristão, além de ser associado à guerra, à bravura e à vitória. Vahagn formava uma tríade divina com Aramazd (o deus supremo) e Anahit (a deusa da fertilidade e da água). Sua consorte era Astghik, a deusa da fertilidade e do amor.
Origem do Nome e Significado
O nome Vahagn tem origem no termo parta Varhraγn, que se refere ao deus iraniano Verethragna, associado à vitória. Apesar da conexão etimológica, Vahagn e Verethragna possuem características distintas. O nome também está ligado ao epíteto védico Vŗtrahan, usado para descrever Indra, o deus do trovão na mitologia védica e hindu. No antigo calendário armênio, o 27º dia de cada mês era dedicado a Vahagn. Além disso, o planeta Marte era chamado de Atraher ("cabelo de fogo") pelos armênios antigos, em referência a Vahagn.
Mitos e histórias
Vahagn é mencionado em várias fontes históricas armênias. Por exemplo, no relato atribuído ao historiador armênio Agatângelo, o rei Tiridates III da Armênia invoca a tríade de Aramazd, Anahit e Vahagn em uma saudação ao seu povo:
"Que a saúde e a prosperidade venham a vocês com a ajuda dos deuses: a abundância do poderoso Aramazd, a proteção da Senhora Anahit e a coragem do bravo Vahagn."
O historiador Movses Khorenatsi descreve Vahagn como um dos filhos de Tigranes, uma figura lendária que reúne características de vários reis armênios. Khorenatsi registra uma canção antiga sobre o nascimento de Vahagn, que diz:
"O céu estava em trabalho de parto, a terra estava em trabalho de parto,
o mar púrpura também estava em trabalho de parto.
No mar, as dores do parto seguravam
um pequeno junco vermelho.
Da cana, a fumaça subia,
da cana, as chamas subiam.
E das chamas
surgiu um jovem de cabelos ruivos.
Ele tinha fogo como cabelo,
chamas como barba,
e seus olhos eram como sóis."

Khorenatsi explica que a canção narra como Vahagn lutou e derrotou os vishaps, dragões da mitologia armênia. Essa história é a origem de seu título Vishapakagh, que significa "Ceifador de Dragões".
Outro mito, relatado pelo escritor do século VII Anania Shirakatsi, conta que Vahagn roubou palha de Barsham (uma forma de Baalshamin, o deus do céu da antiga região de Palmira) e, ao fugir, derrubou parte da palha, criando a Via Láctea. Por isso, em armênio, a Via Láctea é chamada de Hardagoghi chanaparh, ou "o caminho do ladrão de palha".
O Templo de Vahagn
O principal templo de Vahagn ficava em Ashtishat, nas encostas do Monte Karke. Conhecido como Vahevanean ou Vahevahean, o templo era administrado por sacerdotes da nobre casa Vahevuni ou Vahnuni, que afirmavam ser descendentes de Vahagn. O local era um centro de culto para Vahagn, Anahit e Astghik.
Com a conversão da Armênia ao cristianismo no século IV, o rei Tiridates III ordenou a destruição dos templos pagãos. Gregório, o Iluminador, primeiro líder da Igreja Armênia, demoliu o templo de Vahagn em Ashtishat e construiu uma igreja no local, que se tornou a primeira Santa Sé da Igreja Armênia.
Comparações com Outras Mitologias
Estudiosos como Georges Dumézil destacam que Vahagn tem mais semelhanças com o deus védico Indra (também um matador de dragões) do que com o iraniano Verethragna. O historiador Armen Petrosyan sugere que as semelhanças entre Vahagn e Indra refletem traços comuns das mitologias indo-europeias, e não um empréstimo direto. O filólogo Vyacheslav Ivanov considera a Canção de Vahagn um exemplo notável da poesia indo-europeia, com camadas mitológicas que incluem influências iranianas e tradições mais antigas.
Petrosyan também compara Vahagn ao deus védico Agni, associado ao fogo, devido às semelhanças em seus mitos de nascimento. Além disso, o atributo de Vahagn como matador de dragões pode ter sido influenciado pelo deus hurro-urartiano Teshub.
Com a influência helenística na Armênia antiga, Vahagn foi comparado ao herói grego Héracles (Hércules), devido às suas proezas heroicas. Essa associação é reforçada na tradução armênia do século V da Bíblia, onde Vahagn é usado para traduzir Héracles em 2 Macabeus 4:19. Movses Khorenatsi também menciona que a Canção de Vahagn descreve feitos heroicos semelhantes aos de Héracles. Em raras ocasiões, Vahagn foi associado a Apolo, o deus grego do sol.
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Arte de Andranik88 |
Postagem revisada e atualizada em 20/03/2025
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