![]() |
Arte de Orochido |
Ote no Shiroketsu (japonês: 大手の白けつ, lit. "As nádegas brancas da grande ponte") é uma lenda folclórica originária da cidade de Tome, na província de Miyagi, no Japão. A história, que remonta ao período Edo, descreve um incidente envolvendo um suposto yokai que assustava as pessoas exibindo suas nádegas brancas debaixo de uma ponte. No entanto, o "yokai" acabou sendo revelado como um homem que se divertia ao causar medo nas pessoas.
A lenda
Datado do primeiro ano da era Manji (1658), o incidente teria ocorrido quando um homem, filho de um samurai chamado Yokoyama Gaiki, retornava para casa após o trabalho no castelo local. Ao atravessar uma grande ponte, ele se deparou com uma figura estranha debaixo da mesma. Caminhando em sua direção, ela exibia suas nádegas brancas e emitia gritos assustadores. Apesar de assustado, o homem, sendo filho de um samurai, rapidamente sacou sua espada e cortou o que acreditava ser um yokai. No entanto, ao olhar mais de perto, percebeu que não se tratava de um yokai, mas sim de um ser humano.
Desesperado, o homem correu imediatamente para casa e contou o que havia acontecido ao pai, que foi ao castelo para relatar o incidente e pedir uma investigação. Após a autópsia do cadáver, descobriu-se que ele era servo de um homem chamado Kishinami Tarōzaemon, e já era conhecido por ser um homem excêntrico e que gostava de assustar as pessoas. O caso gerou grande controvérsia entre os conselheiros do clã, que não chegaram a um consenso sobre como resolver a situação. A confusão foi tanta que um mensageiro foi enviado a Sendai para consultar o senhor feudal. No fim, foi decidido que o homem havia morrido após cometer seppuku (suicídio ritual) por ordem de seu mestre Tarōzaemon.

- 大手の白けつ展. Disponível em: <https://otonoke-enoke.jimdoweb.com/歴史/大手の白けつ展/>;
- 大手の白けつ : 【妖怪図鑑】 新版TYZ. Disponível em: <https://tyz-yokai.blog.jp/archives/1077754075.html>;
- 大手の白けつ【オオテノシロケツ】 : 宮城妖怪事典(仮). Disponível em: <http://blog.livedoor.jp/miyagiyokai/archives/20857577.html>.
eu estou escrevendo um livro falando das criaturas e animais de todos os paises e mitologias eu quero que vocés me dessem dicas de como fazer
ResponderExcluirMuito legal. Eu primeiro definiria o formato de livro que quero fazer. Nessa temática, o que mais se vê por ai são enciclopédias e dicionários, por são formatos que costumam resumir os assuntos. Dois livros que eu indico que busque ler para ter uma idéia de que formato seguir são A Bíblia da Mitologia, por Sarah Bartlett, e Mitos E Lendas, por Philip Wilkinson, que possuem formatos enciclopédicos bem interessantes.
Excluirmuito obrigado por me ajuda quando o livro lança eu irei da uma copia para você, estou aberto para outras dicas
ResponderExcluir