14 de abril de 2025

Ote no Shiroketsu

۞ ADM Sleipnir

Arte de Orochido

Ote no Shiroketsu (japonês: 大手の白けつ, lit. "As nádegas brancas da grande ponte") é uma lenda folclórica originária da cidade de Tome, na província de Miyagi, no Japão. A história, que remonta ao período Edo, descreve um incidente envolvendo um suposto yokai que assustava as pessoas exibindo suas nádegas brancas debaixo de uma ponte. No entanto, o "yokai" acabou sendo revelado como um homem que se divertia ao causar medo nas pessoas.

A lenda

Datado do primeiro ano da era Manji (1658), o incidente teria ocorrido quando um homem, filho de um samurai chamado Yokoyama Gaiki, retornava para casa após o trabalho no castelo local. Ao atravessar uma grande ponte, ele se deparou com uma figura estranha debaixo da mesma. Caminhando em sua direção, ela exibia suas nádegas brancas e emitia gritos assustadores. Apesar de assustado, o homem, sendo filho de um samurai, rapidamente sacou sua espada e cortou o que acreditava ser um yokai. No entanto, ao olhar mais de perto, percebeu que não se tratava de um yokai, mas sim de um ser humano. 

Desesperado, o homem correu imediatamente para casa e contou o que havia acontecido ao pai, que foi ao castelo para relatar o incidente e pedir uma investigação. Após a autópsia do cadáver, descobriu-se que ele era servo de um homem chamado Kishinami Tarōzaemon, e já era conhecido por ser um homem excêntrico e que gostava de assustar as pessoas. O caso gerou grande controvérsia entre os conselheiros do clã, que não chegaram a um consenso sobre como resolver a situação. A confusão foi tanta que um mensageiro foi enviado a Sendai para consultar o senhor feudal. No fim, foi decidido que o homem havia morrido após cometer seppuku (suicídio ritual) por ordem de seu mestre Tarōzaemon


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. eu estou escrevendo um livro falando das criaturas e animais de todos os paises e mitologias eu quero que vocés me dessem dicas de como fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal. Eu primeiro definiria o formato de livro que quero fazer. Nessa temática, o que mais se vê por ai são enciclopédias e dicionários, por são formatos que costumam resumir os assuntos. Dois livros que eu indico que busque ler para ter uma idéia de que formato seguir são A Bíblia da Mitologia, por Sarah Bartlett, e Mitos E Lendas, por Philip Wilkinson, que possuem formatos enciclopédicos bem interessantes.

      Excluir
  2. muito obrigado por me ajuda quando o livro lança eu irei da uma copia para você, estou aberto para outras dicas

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby