Image Map

4 de agosto de 2021

Jiufeng

۞ ADM Sleipnir

Jiufeng (九鳳) é um pássaro mitológico chinês, citado no clássico texto chinês Shan Hai Jing (chinês 山海經,"Clássico das Montanhas e Mares") e adorado como uma divindade por antigos nativos na província de Hubei, parte do reino de Chu durante o Período do Estado Combatente (475 - 221 aC). Descrito no Shan Hai Jing como um pássaro dotado de nove cabeças humanas, o Jiufeng era tido como uma criatura muito inteligente (principalmente por ter nove cérebros), e também capaz de prever o futuro. 

Jiufeng retratado no Shan Hai Jing

Jiufeng é considerada uma forma primitiva da fênix chinesa (Fenghuang), inclusive sendo chamada de "Fênix de Nove Cabeças", e ainda mais comumente retratada com nove cabeças de pássaro ao invés de nove cabeças humanas.

Uma lenda diz que Jiufeng originalmente tinha dez cabeças, porém teve uma de suas cabeças arrancada pelo cão celestial Tiangou. Segundo a lenda, a princesa de Chu cuidou de seu ferimento e desde então a ave passou a ser adorada por eles. 

Durante a Dinastia Han (206 a.C. até 220 d.C), a figura de Jiufeng foi demonizada, com o pássaro sendo frequentemente descrito como sendo uma criatura de mau agouro, e considerado um monstro maligno nos mitos e lendas. Uma dessas lendas diz que o pássaro de nove cabeças costumava causar grande sofrimento ao sequestrar jovens meninas e deixá-las morrerem de fome em seu covil. Um dia, um herói conseguiu matar o pássaro maligno com a ajuda de uma das princesas sequestradas.


fontes:

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby