۞ ADM Sleipnir
Jiufeng (九鳳) é um pássaro mitológico chinês, citado no clássico texto chinês Shan Hai Jing (chinês 山海經,"Clássico das Montanhas e Mares") e adorado como uma divindade por antigos nativos na província de Hubei, parte do reino de Chu durante o Período do Estado Combatente (475 - 221 aC). Descrito no Shan Hai Jing como um pássaro dotado de nove cabeças humanas, o Jiufeng era tido como uma criatura muito inteligente (principalmente por ter nove cérebros), e também capaz de prever o futuro.
Jiufeng retratado no Shan Hai Jing |
Jiufeng é considerada uma forma primitiva da fênix chinesa (Fenghuang), inclusive sendo chamada de "Fênix de Nove Cabeças", e ainda mais comumente retratada com nove cabeças de pássaro ao invés de nove cabeças humanas.
Uma lenda diz que Jiufeng originalmente tinha dez cabeças, porém teve uma de suas cabeças arrancada pelo cão celestial Tiangou. Segundo a lenda, a princesa de Chu cuidou de seu ferimento e desde então a ave passou a ser adorada por eles.
Durante a Dinastia Han (206 a.C. até 220 d.C), a figura de Jiufeng foi demonizada, com o pássaro sendo frequentemente descrito como sendo uma criatura de mau agouro, e considerado um monstro maligno nos mitos e lendas. Uma dessas lendas diz que o pássaro de nove cabeças costumava causar grande sofrimento ao sequestrar jovens meninas e deixá-las morrerem de fome em seu covil. Um dia, um herói conseguiu matar o pássaro maligno com a ajuda de uma das princesas sequestradas.
fontes:
Maravilhoso!
ResponderExcluir