Image Map

12 de junho de 2015

Pokémon: Influências Mitológicas

۞ ADM Sleipnir



A franquia Pokémon me fascina desde criança. Mesmo hoje, apesar de não ter muito tempo para jogar os games ou assistir ao anime eu me interesso pelos novos pokémons que vão surgindo a cada geração e também pela história por traz da criação deles.

Como é evidente em alguns casos, os pokémons são baseados em animais, plantas e outras coisas reais, como também em vários mitos e lendas famosas. Nessa postagem, irei reunir as principais lendas e mitos que influenciaram a criação de alguns deles.



Articuno / Moltres / Zapdos (Roc / Fênix e Suzaku / Thunderbird)

O trio de pássaros lendários da região de Kanto foi inspirado em pássaros mitológicos de várias culturas. O pokemón de gelo Articuno teve seu design inspirado no pássaro persa Roc. Já o de fogo Moltres teve como inspiração a Fênix e possívelmente Suzaku, um pássaro guardião do sul da mitologia japonesa. Por último, Zapdos, pokémon do tipo trovão, foi inspirado no Thunderbird, um pássaro das lendas dos povos nativo-americanos. 




Darumaka / Darmanitan (Bonecos Daruma)

Tanto o Darumaka quanto o Zen Mode do Darmanitan são inspirados na mesma lenda, o boneco Daruma. Daruma é uma espécie de boneco que representa Bodhidharma, um monge da Índia que fundou o Zen Budismo na China . Ele atingiu a "iluminação" budista após meditar por um período de nove anos. Dizem que ele permaneceu sem mover ou fechar os olhos. Durante o processo, o monge removeu suas pálpebras de modo que ele não dormisse durante a meditação, e seus membros atrofiaram pelo desuso nos nove anos de meditação. O nome Daruma foi dado pelos japoneses (vem da pronúncia de Dharma). Existe uma tradição japonesa em que se deve pintar um dos olhos do Daruma e fazer um desejo, quando seu desejo for realizado, você deve pintar o outro olho.





Diancie (Carbúnculo)

Diancie, pokémon do tipo pedra/fada parece ter sido baseada no Carbúnculo, uma criatura mítica que segundo as lendas possui uma jóia encrustada em sua testa. Essa jóia confere a criatura várias habilidades, dentre as quais destacam-se a capacidade de sentir as emoções e personalidades das pessoas e também emitir um raio de luz capaz de cegar aqueles que tentam roubar sua jóia.




Drowzee (Baku)

Drowzee, um pokemón psíquico conhecido por devorar os sonhos das pessoas, foi baseado no Baku, um yokai de origem chinesa. Segundo a lenda, o Baku faz as pessoas dormirem e depois "sente" os seus sonhos, em busca de algum o qual ele possa comer, geralmente pesadelos. Ao acordar de um pesadelo, você pode pedir para um Baku comê-lo para afastar as lembranças. Dizem que dormir com um cobertor ou um travesseiro feito da pele de um Baku mantém longe os sonhos ruins.



Entei (Cães de Fu)


Entei é um lendário pokemón do tipo fogo, integrante do trio de cães lendários da região Johto, ao lado de Raikou e Suicune. Seu design foi baseado nos Cães de Fu, também conhecidos como Cães de Buda ou Leões coreanos. Eles são poderosos animais míticos que têm sua origem na tradição budista. Os Cães de Fu são tidos como defensores da lei e protetores de edifícios sagrados.




Espeon (Nekomata)

Espeon é uma das várias evoluções do pokémon Eevee, e seu design foi inspirado no Nekomata, uma espécie de Bakeneko que depois de viver muito tempo ganha uma segunda cauda e amplia seus poderes. 




Hoopa (Djinns)

Hoopa é um poderoso pokémon psíquico, possuidor de duas formas, Confined Unbound. Com base em seu visual, acredita-se que foi inspirado nos Djinns da mitologia árabe, principalmente sua forma Confined. Os anéis em seus pulsos podem ter sido inspirados no gênio na história de Aladdin. Ao equipá-lo com um item chamado Prison Bootle, ele muda para sua forma Unbound, na qual fica por 3 dias, um possível paralelo aos 3 desejos que segundo as lendas um Djinn pode conceder ao seu mestre

Sua versão Unbound possui características que muito lembram os asuras da mitologia hindu, além de uma cauda e chifres que podem ter sido inspiradas nas representações comuns de demônios.





O pokémon dragão Hydreigon foi baseado na serpente Yamata no Orochi. Embora Yamata no Orochi normalmente seja representada na mitologia possuindo oito cabeças, Hydreigon foi projetado com três cabeças para que seu design não parecesse tão confuso. Sua versão Shiny lembra o dragão Zmey Gorynych, da mitologia russa/eslava.



Kyogre, Groundon e Rayquaza (Leviatã, Behemoth e Ziz)

O trio lendário da região de Hoenn faz referência a mitologia hebraica. Kyogre foi inspirado no Leviatã, um monstro/demônio marinho. Groundon teve como inspiração Behemoth, uma besta da terra e opositora ao Leviatã. Seguindo a lógica, Rayquaza pode ter sido inspirado no gigantesco pássaro Ziz, apesar que sua aparência lembra muito mais outras figuras mitológicas, como o deus asteca Quetzalcoatl, entre outros.





Lombre (Kappa)

Lombre é um pokémon do tipo planta/água nativo da região de Hoenn, e seu design é baseado no yokai aquático Kappa. Kappas se assemelham a anfíbios, possuindo baixa estatura, pele  viscosa, cascos de tartaruga e uma espécie de disco ou depressão cheia de água no topo da cabeça. Essa reserva de água é necessária para que o Kappa possa manter seus poderes sobrenaturais quando estiver fora d’água. Outros pokémons que foram inspirados nos Kappas foram Psyduck e Golduck, porém não se parecem tanto com eles.



Magikarp / Gyarados (Koi Koi-ryuu)

O patético pokémon carpa Magikarp e o temível Gyarados foram inspirados em uma lenda chinesa. De acordo com esta lenda, no Rio Amarelo, tem uma cachoeira denominada "Portão do Dragão". Se as carpas (Koi, em japonês) nadassem contra a correnteza e conseguissem chegar ao topo da cachoeira, elas seriam transformadas em dragões (Koi-ryuu, dragão-carpa, em japonês) como recompensa pelos seus esforços.


Mawile / Mega Mawile (Futakuchi-onna)

Mawille é um pokémon do tipo fada/metal, com uma aparência inspirada no yokai Futakuchi-onna  (“mulher de duas bocas” em japonês). Este possui uma segunda boca totalmente funcional atrás de sua cabeça. Seu cabelo se movimenta como se fossem tentáculos, os quais o yokai utiliza para alimentar sua segunda boca. A Mega evolução de Mawile, Mega Mawile deixa essa inspiração mais evidente.






Meowth (Maneki Neko)

O pokémon Meowth foi baseado no Maneki Neko, conhecido como "Gato da Sorte". O Maneki Neko é considerado um amuleto para atrair dinheiro e boa sorte. Destinado a fomentar o comércio e promover a prosperidade nos lares, é comum encontrarmos uma estátua sua nas entradas e prateleiras das lojas com uma pata levantada, atraindo os clientes para entrar. Dizem que as imagens de Manekineko, com a pata direita levantada, supostamente atrai dinheiro, enquanto que, a pata esquerda estendida, atrai clientes.






Raikou (Raiju)



Outro membro do trio de cães lendários de Johto, Raikou é um pokémon do tipo trovão, cujo o design parece ter sido inspirado em Raiju, um demônio do trovão do folclore japonês. De acordo com a lenda, Raiju poderia assumir a forma de um tigre, macaco, um lobo azul, dentre outros, com o corpo envolto em raios.










Regice / Regirock/ Registeel / Regigigas (Golem)


Os Regis foram baseados na lenda hebraica dos Golens. De acordo com a lenda, Golens são servos mágicos criados a partir de matéria inanimada para servirem e protegerem seus mestres. Eles ganham vida após se escrever em sua testa as letras hebraicas que formam a palavra emet, “verdade”.


O golem pode servir como seu escravo, mas quando começa a incomodar, a crescer incon­tro­la­vel­mente ou a matar todo mundo no seu caminho, a única forma de parar o bicho é apagar a primeira letra da testa dele, trans­for­mando emet (verdade) em met (morte). Sem a verdade para animá-lo, o golem volta a ser um amontoado de terra sem vida.


Sigilyph (Linhas de Nazca / Kachinas)

Sigilyph, pokémon dos tipos psíquico/voador parece ter sido inspirado nas Linhas de Nazca, mais especificamente o "Beija-Flor", além de possuir semelhanças com os bonecos Kachina. Na mitologia da tribo nativa americana Hopi, o mundo é governado por kachinas (ou espíritos) de muitos tipos diferentes. As crianças da tribo aprendem sobre esses espíritos diferentes através de bonecos representando esses espíritos.





Sneasel e Weavile (Kamaitachi)

Sneasel e sua evolução, Weavile, possuem a aparência de doninhas, e são baseados nos Kamaitachis, seres espirituais japoneses que também possuem a aparência de doninhas. Correm tão rápido que produzem rajadas de vento por onde passam, e, com suas garras afiadas como navalhas, atacam os seres humanos.



Snorunt / Frostlass (Yukinko Yuki-onna


Snorunt é um pokémon de gelo cuja inspiração foi o yokai Yukinko. De acordo com o folclore japonês, um Yukinko seria o filho de uma Yuki-onnaSua aparência é a de uma criança vestida com um yukimino, um tradicional terno inverno japonês tradicional usado por um longo tempo por muitas pessoas no Japão em áreas de neve constituídos por uma camada de neve cônico de palha. Já a evolução de Snorunt, Frostlass, é um pokémon do tipo gelo/fantasma cuja a inspiração foi a própria Yuki-onna. Yuki-onna é um yokai do tipo Yurei, ou seja, é o espírito de uma mulher que morreu numa tempestade de neve. 




Suicune (Qilin)

O último membro do trio de cães lendários de Johto, Suicune é um pokémon do tipo água, e seu design parece ter sido inspirado em várias criaturas míticas, principalmente o Qilin/Kirin. Qilin foi dito ser capaz de andar sobre a água e é conhecido por ser uma criatura poderosa e pacífica. A crista na cabeça de Suicune corresponde à descrição de chifres do animal.


Vulpix & Ninetales (Kyuubi no Kitsune)

Os pokémons raposa Vulpix e e sua evolução Ninetales foram claramente inspirados nas lendas japonesas sobre Kitsunes, mais precisamente no mito da Kyuubi no Kitsune (Raposa de Nove Caudas). Kitsunes são descritas como seres inteligentes e possuidoras de habilidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria. A cada 100 anos, recebem uma  cauda, ​​tornando-se mais poderosas, e quando atingem nove caudas (Kyuubi no Kitsune), tornam-se semi-deuses, atingindo a onisciência e quase a onipotência. Uma de suas principais habilidades é a capacidade para assumir uma forma humana - normalmente aparecem na forma de uma mulher bonita, uma jovem ou uma velha. 




Xerneas, Yveltal e Zygarde (Criaturas que habitam Yggdrasil)

O trio lendário da região de Kalos foi baseado em criaturas que vivem em Yggdrasil, a árvore do mundo na mitologia nórdica. Xerneas foi baseado nos 4 cervos que vivem sob Yggdrasil (Dáinn, Dvalinn, Duneyrr and Duraþrór), Yveltal é Hraesvelgr que habita o topo de Yggdrasil e Zygarde é o dragão Nidhogg, que na mitologia devora as raízes de Yggdrasill. Xerneas compartilha sua vida, Yveltal toma a vida dos outros para reabastecer a sua própria vida, e Zygarde trabalha para manter o equilíbrio natural do ciclo de vida-morte.


Existem muitos outros pokémons influenciados por mitos, e conforme eu for encontrando mais referências, irei atualizar o post no futuro


fontes:
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

25 comentários:

  1. Excelente postagem, parabens. Mas pra mim o Lombre é baseadi apenas nos sombreros mexicanos ate por causa do jeito dele. Acho que os chifres coloridos do Xerneas são uma referência à Bifrost .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! O Lombre e sua evolução Ludicolo realmente tem inspirações mexicanas tbm, principalmente o Ludicolo. Mas de acordo com os criadores, a base para a criação do Lombre foi o Kappa. Já sobre o Xerneas, é bem possível que o lance dos chifres seja uma referência a Bifrost.

      Excluir
  2. Dunsparce é baseado em um yokai se não me engano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inspiração para o Dunsparce foi o Tsuchinoko, um criptídeo japones semelhante a uma serpente.

      https://en.wikipedia.org/wiki/Tsuchinoko

      Excluir
    2. esse nome mesmo... E o Absol também foi baseado em um Yokai que se não me engano já teve uma postagem aqui no blog, o Baize ou Hakutaku

      Excluir
    3. mais alguns:
      Sableye: avistamento UFO de Hopkinsville
      Baltoy e Claydol: esculturas orientais Dogu

      Excluir
    4. Keldeo baseado no Kelpie (ja tem um artigo aqui no blog)
      Rapidash baseado no unicórnio
      Desculpe tantos comentarios é que eu não lembro na hora em que comento, mas lembro depois e volto para sugerir

      Excluir
  3. muito legal a postagem, gosto muito de pokémon,!
    eu fiz um livro bestiário sobre criaturas mitológicas para dar a minha namorada e o portal dos mitos foi uma das minhas principais fontes de pesquisa, e como forma de homenagem ao blog, eu colei um adesivo com as fonte na contra capa do livro e o portal dos mitos não podia falta, então to deixando o link da matéria que o curionautas fez sobre o meu livro, e quem quiser conferir o trabalho, e só acessar o link abaixo, convido os administradores do Portal dos mitos para darem uma olhada no link e dar uma olhada na homenagem que eu fiz ao blog no livro.

    http://www.curionautas.com.br/2015/06/bestiario-o-livro-dos-seres-miticos-por.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, obrigado por comentar novamente. Ficamos lisonjeados em servir de inspiração para o livro. Lembro de você ter falado sobre ele a um tempo atrás, e é bom ver que você conseguiu terminá-lo. Vi a postagem lá no curionautas e o livro ficou realmente sensacional, um presente realmente único para sua namorada.

      Excluir
  4. Muito bom!!!! Isso esclareceu muitas dúvidas minhas.mas se eu puder, ajudar de alguma forma, acho que poderia ter mais alguns:

    Magmar-karura
    Electabuzz- oni
    Oddish- mandrágora
    Darkrai- bicho papão

    E gostaria de saber se pokémons como arceis, tem alguma outra influência além de deus e o demônio. Agradeço!!! Adoro esse blog! XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, Estou pensando em fazer uma 2ª postagem mais pra frente, reunindo os pokémons que não pude colocar nessa, e com certeza irei incluir esses e outros que ficaram de fora. Sobre o Arceus, ele foi baseado nos deuses criadores de várias mitologias, principalmente o chinês Pan Gu.

      Excluir
  5. Ótima postagem :)
    Deve ter dado um trabalhão fazer isso ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Realmente deu bastante trabalho, mas no fim consegui fazer a postagem do jeito que eu queria.

      Excluir
  6. Portal dos Mitos... o blog mais mito de todos ;)
    Por favor, continuem com suas maravilhosas postagens. Eu sempre leio porque me ajuda na construção do meu livro.
    Já faz muito tempo desde que eu li as histórias daqui. Lerei todas novamente e comentarei, porque sempre esquecia :3

    ResponderExcluir
  7. Eu acho mais legal pensar que o Articuno foi inspirado no Psônen uma criatura mitológica indígena norte americana do povo Abenaki que corresponde a um espírito águia que cria neve de suas asas

    ResponderExcluir
  8. Aqui um site com imagens muito legais do Psônen
    https://de.pinterest.com/pin/423619908677808977/

    ResponderExcluir
  9. Portal dos Mitos esse post é muito lindo e perfeito, para um grande fã de Pokémon como eu. Nâo sei como dizer á vocês, além de uma enorme OBRIGADO. Obrigado por seus esforços de cada dia, e que o site de vocês prospere muito.
    By: Filipe Machado

    ResponderExcluir
  10. faltou lapras inspirado no monstro do lago nes na europa .... fora outros como pitoad que tras chuva inspirado no deus sapo rei da chuva indigena americano... entre tantos mais gostei muito da sua pesquisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bolando uma parte 2 para esta postagem. Espero poder postá-la em breve!

      Excluir
  11. Aguardando ansioso pela parte dois ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A segunda parte já foi publicada! http://portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2017/08/pokemon-influencias-mitologicas-parte-ii.html

      Excluir
  12. Poderia fazer uma postagem sobre influências mitologia em Digimon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a rascunhar uma vez mas desisti, tendo em vista que a postagem sobre pokemón não teve o desempenho que eu esperava e que ia dar muito trabalho pra reunir todas as informações. Digimon tem muita coisa de mitologia.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby