19 de junho de 2015

Hyakume

۞ ADM Sleipnir


Hyakume (em japonês 百 目, "Cem Olhos" ) é um yokai protetor de templos e santuários antigos segundo o folclore japonês. Ele faz de templos e cavernas abandonados sua morada, e enquanto vive lá, os protege do ataque de ladrões durante a noite. 

Como seu nome sugere, um Hyakume é coberto da cabeça aos pés com inúmeros olhos, e debaixo deles há somente um corpo carnudo e flácido, aproximadamente do tamanho de um homem comum. Com seus olhos fechados, ele se assemelha a um nódulo rosa de carne, e é quase indistinguível do Nuppeppō, um yokai que habita ambientes semelhantes.

Nuppeppō
Durante o dia, a luz do sol é demais para seus muitos olhos sensíveis, e por isso o Hyakume só sai de seu esconderijo à noite, passando o dia dentro de locais onde poucos humanos tem acesso. Se ele detectar a presença de um humano aproximando-se do local, um de seus olhos se separa de seu corpo e voa até ele, aderindo ao seu corpo durante o tempo em que este permanecer na área, monitorando assim todas as suas ações. Eventualmente, o olho irá retornar para o yokai. Quando um Hyakume ataca, ele pula para fora da escuridão de uma maneira ameaçadora. Ele não é um yokai particularmente violento, e depende de seu tamanho e de sua aparência assustadora para espantar os humanos para fora.


Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

4 comentários:

  1. O boitatá que iria gostar desse youkai! Kkkk
    (Eu num tenho certeza se esse comentário já foi feito pq meu cel ta esquisito... Então se tiver repetido podem apagar uma delas!)

    ResponderExcluir
  2. Gosto da mitologia nipônica por sempre estar presente nas mídias e nas obras de entretenimento. Da pra notar muitos monstros de séries baseados no folclore de lá.

    ResponderExcluir
  3. Opa, tudo bem?
    Muito legal o blog, sempre acompanho. haha
    Tenho uma dúvida aqui, vocês tem alguma referência bibliográfica sobre o Hyakume?
    Eu precisava muito pro meu trabalho de facul, e não achei D:
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A única fonte de que me lembro ter usado para esse texto foi esta: http://yokai.com/hyakume/

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby