Image Map

19 de junho de 2015

Hyakume

۞ ADM Sleipnir


Hyakume (em japonês 百目, "Cem Olhos" ) é um yokai protetor de templos e santuários antigos segundo o folclore japonês. Ele faz de templos e cavernas abandonados sua morada, e enquanto vive lá, os protege do ataque de ladrões durante a noite. 

Como seu nome sugere, um Hyakume é coberto da cabeça aos pés com inúmeros olhos, e debaixo deles há somente um corpo carnudo e flácido, aproximadamente do tamanho de um homem comum. Com seus olhos fechados, ele se assemelha a um nódulo rosa de carne, e é quase indistinguível do Nuppeppō, um yokai que habita ambientes semelhantes.

Nuppeppō

Durante o dia, a luz do sol é demais para seus muitos olhos sensíveis, e por isso o Hyakume só sai de seu esconderijo à noite, passando o dia dentro de locais onde poucos humanos tem acesso. Se ele detectar a presença de um humano aproximando-se do local, um de seus olhos se separa de seu corpo e voa até ele, aderindo ao seu corpo durante o tempo em que este permanecer na área, monitorando assim todas as suas ações. Eventualmente, o olho irá retornar para o yokai. Quando um Hyakume ataca, ele pula para fora da escuridão de uma maneira ameaçadora. Ele não é um yokai particularmente violento, e depende de seu tamanho e de sua aparência assustadora para espantar os humanos para fora.



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

4 comentários:

  1. O boitatá que iria gostar desse youkai! Kkkk
    (Eu num tenho certeza se esse comentário já foi feito pq meu cel ta esquisito... Então se tiver repetido podem apagar uma delas!)

    ResponderExcluir
  2. Gosto da mitologia nipônica por sempre estar presente nas mídias e nas obras de entretenimento. Da pra notar muitos monstros de séries baseados no folclore de lá.

    ResponderExcluir
  3. Opa, tudo bem?
    Muito legal o blog, sempre acompanho. haha
    Tenho uma dúvida aqui, vocês tem alguma referência bibliográfica sobre o Hyakume?
    Eu precisava muito pro meu trabalho de facul, e não achei D:
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A única fonte de que me lembro ter usado para esse texto foi esta: http://yokai.com/hyakume/

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby