2 de junho de 2015

Klabautermann

۞ ADM Sleipnir


Klabautermann (também conhecido como Klaboutermannikin, Kalfater, ou Kluterman) é uma espécie de fada ou espírito originário do folclore alemão. Ele é um especialista em embarcações, que auxilia pescadores e marinheiros do Mar Báltico em suas tarefas, além de providenciar socorro quando os mesmos caem ao mar.

A aparência de um Klabautermann costuma variar de conto para conto. Normalmente ele é descrito como um pequeno ser com cerca de meio metro de altura, vestindo um casaco amarelo, um chapéu de lã e fumando um cachimbo. Ele também tem sido representado vestindo um casaco vermelho, calças largas de marinheiro e um chapéu redondo. Em raras ocasiões, o Klabautermann é descrito como um ser completamente nu. Independente da aparência que tenha, sua imagem é geralmente esculpida e anexada ao mastro do navio como um símbolo de boa sorte.



Apesar dos atributos positivos, existe um mal presságio relacionado com a sua presença em um navio. Nenhum membro de um navio abençoado por um Klabautermann é capaz de vê-lo. Ele só se torna-se visível para a tripulação de um navio quando o mesmo está condenado a naufragar. Mais recentemente, o Klabautermann passou a ser caracterizado como uma criatura maliciosa, que ao invés de ajudar a tripulação, prega todo tipo de brincadeiras maliciosas, além de danificar as embarcações. 

No mangá/anime One Piece, de Eichiro Oda, é mostrado que o Going Merry, o navio pirata de Luffy e seus amigos, possuía o seu próprio Klabautermann. Ele fixa o navio quando o mesmo já estava danificado demais para continuar a navegar, e aparece para Usopp, o atirador do bando, dizendo-lhe para não se preocupar porque o barco iria levar a todos um pouco mais. Mais tarde foi revelado que o navio não podia mais ser reparado.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos ou ofensas gratuitas;
-Comentários racistas e/ou xenófobos;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Desrespeitar o autor da postagem ou outro visitante;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Removeremos quaisquer comentários que se enquadrem nessas condições.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderemos responder seus comentários de forma mais apropriada, e você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby