Image Map

2 de junho de 2015

Klabautermann

۞ ADM Sleipnir


Klabautermann (também conhecido como Klaboutermannikin, Kalfater, ou Kluterman) é uma espécie de fada ou espírito originário do folclore alemão. Ele é um especialista em embarcações, que auxilia pescadores e marinheiros do Mar Báltico em suas tarefas, além de providenciar socorro quando os mesmos caem ao mar.

A aparência de um Klabautermann costuma variar de conto para conto. Normalmente ele é descrito como um pequeno ser com cerca de meio metro de altura, vestindo um casaco amarelo, um chapéu de lã e fumando um cachimbo. Ele também tem sido representado vestindo um casaco vermelho, calças largas de marinheiro e um chapéu redondo. Em raras ocasiões, o Klabautermann é descrito como um ser completamente nu. Independente da aparência que tenha, sua imagem é geralmente esculpida e anexada ao mastro do navio como um símbolo de boa sorte.



Apesar dos atributos positivos, existe um mal presságio relacionado com a sua presença em um navio. Nenhum membro de um navio abençoado por um Klabautermann é capaz de vê-lo. Ele só se torna-se visível para a tripulação de um navio quando o mesmo está condenado a naufragar. 

Mais recentemente, o Klabautermann passou a ser caracterizado como uma criatura mais parecia com um demônio ou goblin, que ao invés de ajudar a tripulação, prega todo tipo de brincadeiras maliciosas, além de danificar as embarcações e condenar sua tripulação. Essa deterioração de sua imagem provavelmente decorre de marinheiros, ao voltarem para casa, contando histórias de suas aventuras no mar. Uma vez que a vida no mar pode ser um tanto monótona, todas as criaturas, sejam reais ou míticas, acabaram se tornando o centro de histórias medonhas.

Arte de Ethan Cunningham

Cultura Popular

No mangá/anime One Piece, de Eichiro Oda, é mostrado que o Going Merry, o navio pirata de Luffy e seus amigos, possuía o seu próprio Klabautermann. Ele fixa o navio quando o mesmo já estava danificado demais para continuar a navegar, e aparece para Usopp, o atirador do bando, dizendo-lhe para não se preocupar porque o barco iria levar a todos um pouco mais. Mais tarde foi revelado que o navio não podia mais ser reparado.


PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

5 comentários:

  1. Lembro disso uma das parte mais emocionantes do manga/anime

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=HTIchR9K8JY

    ResponderExcluir
  3. nossa mn 2015 veiii karai ja tamo em 2021 mas mt bom esse artigo inclusive goin merry pra sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Esse post é um dos meus favoritos, justamente pela ligação do Klabautermann com One Piece e o Going Merry.

      Excluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby