۞ ADM Sleipnir
Os Trempulcahue (ou Trempülkalwe) são um grupo de quatro baleias sobrenaturais pertencentes à mitologia mapuche. De acordo com a lenda, estas baleias seriam na verdade quatro mulheres anciãs que se transformavam em baleia todos os dias ao pôr do sol, sendo elas responsáveis por levar as almas dos mortos até um lugar chamado Ngill chenmaywe (algo como "ponto de encontro"). Este lugar, de acordo com a maioria das histórias, é a Ilha Mocha, localizada ao sul do Chile. Após chegarem nessa ilha, as almas dos mortos poderiam seguir seu caminho rumo ao reino dos mortos, localizado numa região "ao oeste".
Para que as almas dos mortos fossem guiadas por uma Trempulcahue, elas deviam pagá-la com llancas (pedras de turquesa). Por isso, quando alguém morria, os mapuches colocavam algumas llancas próximos ao seu corpo, para que assim pudesse pagar o transporte.
Na mitologia do povo chiloé, existe um personagem com nome e funções bastante similares: o Tempilcahue. Ele é representado como um barqueiro, semelhante ao Caronte das lendas gregas. O Tempilcahue também cobra para fazer a viagem até o outro mundo, e além disso, cobra uma taxa extra para levar também os cães ou cavalos que acompanham seus mestres quando morrem. De acordo com o mito chiloé, quando alguém morre em terra firme, sua alma vai até o chamado "Cais das Almas", onde clama pelo Tempilcahue para que os guie até o outro mundo. No entanto, as almas daqueles que morriam no mar seriam transportados pela mítica sereia Pincoya e por seus irmãos para o navio mítico chamado Caleuche, do qual falarei em uma próxima postagem.
Já notaram que mesmo nunca tido uma conecção em sua época todas as nações do planeta tem algo de muito similar em seus mitos? Como por exemplo, um transportador para o mundo dos mortos.
ResponderExcluirÉ realmente curioso. Pra mim é um sinal de que todas essas crenças tiveram uma origem comum. Outro tema que praticamente todas as mitologias do mundo possuem é o Dilúvio.
Excluire o paraíso e inferno
ResponderExcluir