Image Map

29 de abril de 2013

Zmey Gorynych

۞ ADM Sleipnir


Os Zmey, Zmaj ou Zmiy ("serpentes") são dragões da mitologia eslava/russa, que são geralmente malignos e cospem fogo, como os seus homólogos ocidentais. O mais conhecido destes foi o dragão de três cabeças Zmey Gorynych (russo: Змей Горыныч). Gorynych, como a maioria dos zmey, assemelha-se a hidra grega com três cabeças, que cresciam de volta sempre que eram cortadas, ao menos que todas as três fossem cortadas simultaneamente. Alguns pesquisadores consideram-lhes personificações de invasores estrangeiros, principalmente, a Horda Dourada

Ele é o principal antagonista em um famoso bylina (poema épico) russo, em que ele captura uma nobre donzela e é, consequentemente, morto pelo herói popular Dobrynya NikitichO poema começa com a mãe de Dobrynya dizendo para o herói não ir às Montanhas Sorochinsk (região onde habitavam os de fé muçulmana), para não matar os bebês dos dragões, para não resgatar prisioneiros russos, e para não para tomar banho no rio Puchai. 

Dobrynya desobedece sua mãe e faz todas essas coisas. Enquanto ele se banhava no rio Puchai, aparece Gorynych. Dobrynya não tem nada para se defender, e pensa que vai morrer. Dobrynya então encontra o chapéu de um sacerdote grego (que era um tabu para o dragão), item esse que poderia usar como um perfeito escudo e arma. Então Dobrynya o usa e  derrota o dragão. O dragão implora para que Dobrynya não o mate e os dois fazem um pacto de não-agressão. Uma vez que o pacto é feito, o dragão vai embora do local e acaba capturando a sobrinha do príncipe Vladimir, o Grande, Zabava Putyatishna.


Assim que retornou à Kiev, Dobrynya tomou conhecimento do sequestro de Zabava, e o príncipe Vladimir ordena que ele resgate sua sobrinha. Dobrynya então retorna às Montanhas Sorochinsk, e com a ajuda de um chicote mágico dado a ele por sua mãe, e começa a lutar contra o dragão.

Dobrynya lutou contra o dragão, durante três dias. No terceiro dia da batalha sangrenta, Dobrynya sente vontade de desistir e cavalgar para longe, mas uma voz do céu diz-lhe para ficar e lutar por mais três horas. Após as três horas Dobrynya mata o dragão, mas seu sangue não penetrou o chão, formando um vasto lago no qual Dobrynya e seu cavalo ficaram presos durante três dias. Clamando a Mãe Terra, Dobrynya ordenou que ela se abrisse e engolisse o sangue do dragão. Instantaneamente, um enorme abismo apareceu e o lago foi drenado. 

Dobrynya então desceu de seu cavalo e entrou na rede de cavernas em que o dragão havia vivido. Lá dentro ele encontrou e libertou muitas centenas de russos, antes de encontrar a princesa Zabava na última câmara. Levando-a para fora, ele a colocou à sua frente sobre o seu cavalo e então retornaram juntos para Kiev, onde Dobrynya foi saudado como um grande herói pelo príncipe Vladimir e por todas as pessoas da cidade. 



Gorynych é bastante semelhante aos dragões da Europa Ocidental, mas nem todos os zmey são vistos como maus. Embora lascivos e gananciosos, os dragões eslavos também são inteligentes e bem respeitados. De fato, acredita-se que muitos heróis eslavos possuem conexões com dragões, talvez o mais notável seja Vlad III, a inspiração para o vampiro de Bram Stoker, cujo sobrenome significa "filho do dragão".




PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

3 comentários:

  1. Muito interessante a lenda. Obrigado pelo esclarecimento...!! :)

    ResponderExcluir
  2. A serpente. A desobediência. O mal e o bem sempre presentes em histórias antigas do muitas culturas.

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby