Arte de Matias Cabezas |
Nas lendas sobre o Rei Arthur, o rei teve a ajuda e os conselhos de um poderoso mago chamado Merlin. Na verdade, este mago, que arranjou o nascimento de Arthur e muitos aspectos da sua vida, pode ser visto como a força condutora por trás das lendas arturianas. Muitas histórias sobre Merlin circularam nos tempos medievais.
Origens e fontes
A figura de Merlin parece basear-se em um mago chamado Myrddin, que apareceu na mitologia pré-cristã dos povos celtas. Os escritos de Nennius, um contador de histórias galês de cerca de a. D. 800, incluem contos de um jovem mago chamado Ambrosius que se tornou conselheiro de Vortigern, um lendário rei da recente Bretanha.
Quando o rei Arthur era um jovem garoto, o poderoso mago Merlin preparou-o para tornar-se o governante da Grã-Bretanha. Nos anos posteriores, Merlin se tornou o ajudante e conselheiro de confiança do Rei Arthur.
Cerca de 300 anos depois, o cronista britânico Geoffrey de Monmouth contou uma história mais elaborada sobre o mago em sua "História dos Reis da Grã-Bretanha" (1136). Neste relato, um feiticeiro conhecido como Merlin Ambrosius serviu como conselheiro britânico do rei Uther Pendragon e, mais tarde, ao seu filho Arthur. Geoffrey de Monmouth também escreveu uma obra sobre Merlin que se baseou em velhas lendas celtas sobre um "homem selvagem da floresta" com poderes mágicos e adivinhação.
Algumas lendas mais recentes afirmam que Merlin era o filho de um demônio e de uma mulher humana. Apenas metade humano, Merlin era misterioso e imprevisível, às vezes, ajudando a raça humana, mas, por vezes, mudando de forma e passando longos períodos como um pássaro, uma nuvem, ou algo mais. Ele também desejava e seduzia as mulheres. Até o ano de 1200, no entanto, a influência do cristianismo foi remodelando as lendas do rei Artur e Merlin se tornou uma figura mais respeitável- um velho sábio que fornecia orientação moral, bem como a magia.
Vida de Merlin e Obras
Na lenda de Vortigern, o rei estava tentando construir um templo na planície de Salisbury, mas ele sempre caía. O menino Ambrosius disse ao rei sobre uma visão na qual ele tinha visto um dragão vermelho e um dragão branco lutando em uma piscina sob fundação do templo. A partir disso, ele previu que o dragão vermelho de Gales (Rei Vortigern) seria derrotado pelo dragão branco da Grã-Bretanha (Rei Uther Pendragon), o que mais tarde aconteceu. O mágico então construiu o templo por si próprio, usando sua magia para trazer pedras da Irlanda e organizá-las na planície em uma única noite. Segundo a lenda, foi dessa forma que o famoso monumento Stonehenge foi construído.
Merlin Ambrosius se tornou o aliado de Uther e usou sua magia para que Uther pudesse passar uma noite com a outra esposa do rei A criança nascida dessa união foi Arthur. Merlin previu que ele seria um grande rei, que uniria todos da Grã-Bretanha.
Encarregado da educação de Arthur, Merlin preparou o menino para o reinado. Alguns relatos dizem que o assistente moldou a espada mágica Excalibur que provou que Arthur era o rei legítimo. De acordo com outras histórias, Merlin também criou a Távola Redonda em torno do qual cavaleiros de Arthur se assentavam. Ele era ajudante de Arthur e consultor em muitas coisas. No entanto, mesmo Merlin não conseguiu evitar o desmoronamento da comunhão dos cavaleiros e a queda de Arthur, como contado em todas as versões das lendas arturianas.
Quanto à própria sorte de Merlin, relatos variam. Alguns dizem que ele perdeu o juízo depois da derrota de Arthur e entrou na mata. A maioria das versões da história do mago, no entanto, acabam com o seu ser enganado por uma bruxa chamada Nimue (ou em alguns contos por parte da Dama do Lago), com quem ele tinha se apaixonado. Nimue não se importava realmente com Merlin, mas simplesmente queria aprender os seus segredos. Quando ela já havia aprendido o suficiente, ela o prendeu em uma caverna subterrânea de onde ele nunca poderia escapar.
Adorei parabéns!
ResponderExcluirTexto bem escrito com informações pertinentes. No entanto, faltam informações importantes a meu ver. A etimologia de Merlin, que aponta para Mor (cavalo) + Llywn (crina), ou seja crina equina, possivelmente alusão a seus poderes como bardo (cantor profético que canta profecias entoando saltério de cordas equinas). Outras lendas dizem que ele não foi aprisionado, porém caiu em sono profundo e acrodará se a humanidade precisar dele. Muitos creem que o fim da II Guerra Mundial foi por intercessão de Merlim junto aos Aliados. Isto tampouco é relatado. Sugiro maiores pesquisas.
ResponderExcluirE Morgana? Como não teve Morgana no conto do Merlin? Sendo que Morgana é um dos principais desse arco de Merlin e os cavalheiros da Távola Redonda.
ResponderExcluirAmei adoro as lendas medievais e amo magos como o grande Merlin (sou Dungeon Master)
ResponderExcluirMerlin não era uma mulher? Filha Belial? Li muitos livros que comprovam que ela(a) era uma mulher
ResponderExcluirO único lugar onde vi um Merlin mulher foi no anime/mangá Nanatsu no Taizai. Compartilhe conosco o nome de alguns desses livros para podermos conferir.
Excluir