2 de abril de 2013

Réia

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Réia é a Titânide mãe dos deuses do Olimpo, e uma deusa da fertilidade feminina, da maternidade, e da vida selvagem. Seu nome significa "fluxo" e "facilidade". Ela era adorada sob o título de Meter Theon (a Mãe dos Deuses) ou Megale Meter (Grande Mãe). Seus centros de culto principais foram localizados em Arkadia e Krete, os locais onde ela supostamente deu à luz Zeus.


Ela é comumente representada como uma mulher de seios fartos, sentada num trono entre dois leões/leopardos ou em uma carruagem puxada por leões.

Réia é filha de Urano e Gaia, e seus filhos com Cronos são Deméter, Hades, Hera, Héstia, Poseidon e Zeus. Cronos, com medo do poder vindouro de seus filhos e para garantir o seu domínio, devoroava seus próprios filhos ao nascerem, mas Réia conseguiu salvar um deles, Zeus. Ela escondeu-o na caverna Dictean em Creta e deu a Cronos uma pedra embrulhada nas roupas do bebê, que ele engoliu. Mais tarde esse filho viria a ser aquele que libertaria seus irmãos  destronaria o pai durante a Titanomaquia.

Ao final da Titanomaquia, Réia discutiu com Zeus, pois também queria uma parte do mundo. Zeus fica irritado e começa a persegui-la. Réia então se esconde nas montanhas, e passa a viver cercada de criaturas selvagens.

Réia foi estreitamente identificada e relacionada com a deusa frígia Cibele, cujo culto orgiástico mais tarde também foi introduzida na Grécia. 






Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby