28 de dezembro de 2012

Hera

۞ ADM Sleipnir 


Hera (do grego: Ἥρα, transl. Hēra ou Ἥρη, transl. Hērē) é a deusa grega do casamento, das mulheres e da maternidade. Esposa e irmã de Zeus, ela foi criada pelos Titãs Oceano e Tétis. Sua equivalente na mitologia romana é a deusa Juno.

Ela é geralmente retratada como uma mulher majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera pode ostentar na sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. A vaca, o escorpião, e mais tarde, o pavão eram animais relacionados a ela. Sua cidade protegida é Argos. 

Hera é conhecida por ser ciumenta e agressiva contra qualquer relação extraconjugal. Ela odiava e perseguia as amantes de Zeus e os filhos de tais relacionamentos, tanto que tentou matar Hércules quando este era apenas um bebê. O único filho de Zeus que ela não odiava, antes gostava, era Hermes e sua mãe Maia, porque ficou surpresa com a sua inteligência e beleza. 


Ela é a mais excelsa das deusas, sendo representada na Ilíada como orgulhosa, obstinada, ciumenta e rixosa. Com Zeus teve três filhos: Hebe, Hefesto e Ares, e alguns textos incluem Ênio, Ilítia e Éris como seus filhos. Odiava sobretudo Héracles, que procurou diversas vezes matar. Hera intervém com muita freqüência nos assuntos humanos: na guerra de Tróia por ódio dos troianos, devido ao julgamento de Páris, ajudou os gregos e aqueus e velou, igualmente, pelos argonautas, para que seu barco passasse sem perigo pelos temíveis rochedos de Cila e Caribde.

Possuía sete templos na Grécia. Mostrava apenas seus olhos aos mortais e usava uma pena do seu pássaro para marcar os locais que protegia. Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita que Afrodite, sua maior inimiga. 

A união de Hera e Zeus 

O casamento de Hera e Zeus foi fundado em conflito e assim continuou sempre. Zeus sempre a cortejava, sem sucesso. Ele, então, usando de truques, metamorfoseou-se em um cuco desgrenhado. Hera sentindo pena do pássaro segurou-o contra o peito para aquecê-lo. Zeus, então, retomou a sua forma normal e aproveitando-se da surpresa e susto que ela tomara, a estuprou. Ela então se casou com ele para cobrir sua vergonha. 

A rebelião contra Zeus 

Uma vez, quando Zeus estava sendo arrogante e ditatorial, particularmente com os outros deuses, Hera convenceu Poseidon, Apolo e Athena a participar de uma revolta. Sua parte na revolta era dopar Zeus, tarefa na qual foi bem sucedida. Os deuses, então, colocaram Zeus para dormir em um sofá, tomando o cuidado de amarrá-lo e atá-lo a muitos nós. Isso feito, eles começaram a discutir sobre o próximo passo. No entanto a nereida Tétis tomou conhecimento desses planos e avisou a Briareu, um dos três Hecatônquiros (Gigantes de 100 braços e 50 cabeças) , tio e aliado de Zeus durante a Titanomaquia. 


Ainda cheio de gratidão para com Zeus, Briareu dirigiu-se imediatamente ao Olimpo e postou-se, com toda a sutileza de eram capazes as cinquenta cabeças e os cem braços que possuía, ao lado do sobrinho, tratando rapidamente de desatar os muitos nós. Zeus saltou do sofá e pegou o seu trovão. Os deuses caíram de joelhos implorando e pedindo misericórdia. Ele agarrou Hera e pendurou-a do céu com correntes de ouro. Ela chorou de dor durante toda a noite, mas nenhum dos outros se atrevia a interferir. Ela continuou a chorar e pedir clemências a Zeus e, na manhã seguinte, ele concordou em libertá-la se ela jurasse nunca se rebelar novamente. Ela tinha pouca escolha, a não ser concordar. 

Algumas versões da história dizem que Zeus não castigou nem a esposa nem a filha. Poseidon e Apolo, como castigo, tiveram de servir o rei de Tróia, Lameodonte, e construir as muralhas da cidade 

Apesar de nunca mais ter se rebelado, muitas vezes Hera ia contra os planos de Zeus e foi muitas vezes capaz de enganar ele. 

As punições à Tirésias, Calisto e Io

Em um famoso mito, Hera foi responsável por tornar o adivinho Tirésias cego. A história diz que Zeus e Hera discutiam sobre quem gostava mais de sexo, homens ou mulheres Hera dizia que o homem é quem tem mais prazer, Zeus dizia que é a mulher. Resolveram chamar Tirésias (que era bisexual), que decidiu a questão: "Se dividirmos o prazer em dez partes, a mulher fica com nove e o homem com uma." Hera, furiosa por sua derrota, cegou Tirésias por vingança. Mas Zeus, compadecido e em recompensa por Tirésias ter dado a ele a vitória, deu-lhe o dom da mántis, a previsão. 

Um dos episódios de ciúmes de Hera foi com Calisto (deusa) que por ter muita beleza conquistou seu marido, mas Hera para separar os dois a transformou em uma Ursa. Calisto ficou muito isolada de todos e também com medo da floresta por causa dos caçadores. Até que um dia ao reconhecer seu filho Arcas correu para abraçá-lo, mas Arcas já preparava sua lança por não reconhecer sua mãe. Hera vendo o que aconteceria lançou um feitiço e enviou os dois para os céus que viraram constelações, a Ursa maior e a Ursa menor. Porém como Hera ainda tinha muita raiva de sua rival pede para Tétis e Oceano, divindades do mar, para que não deixem descansarem em suas águas, e com isso essas duas constelações sempre ficam em círculos e nunca descem para trás das águas como as outras estrelas.


Outro episódio de ciúme de Hera foi quando Zeus, por saber que Hera estava chegando e ele estava com uma de suas amantes (Io), a transforma rapidamente em uma vaca. Hera, muito desconfiada, pede para Zeus aquela vaca de presente e Zeus não podendo negar um presente, o dá para sua esposa. Ela então coloca aquela novilha aos cuidados de Argos, um monstro de muitos olhos, que ao dormir nunca fechava todos com isso a novilha estava sempre sendo observada. Mas Zeus ao ver o sofrimento da amante pede para que Hermes mate Argos. Então, Hermes toca uma música, fazendo Argos dormir completamente, fechando todos os olhos. Após isso, Hermes arranca-lhe a cabeça. 


Hera muito triste pelo acontecimento, pega todos os olhos e coloca na cauda de seu pavão, onde eles estão até hoje. A deusa continua perseguindo Io, mas Zeus promete que não terá mais nada com a amante – Hera aceita a promessa e devolve a aparência humana à Io.


Créditos especiais à ex ADM Dama Gótica, que sugeriu e revisou a matéria ♥

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

19 comentários:

  1. Muito obrigada me ajudou muito em um trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom Esse Site Estao de Parabens

    ResponderExcluir
  3. Ótimo o site, me ajudou em um trabalho de escola, tão de parabens, obrigada

    ResponderExcluir
  4. meu trabalho vai ficar melhor, graças a vocês.. obrigada mesmo.. e não se deixem desmotivar!

    ResponderExcluir
  5. meu trabalho ficou perfeito graças a vocês, continuem assim! obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaa :D

    ResponderExcluir
  6. O que posso dizer de Hera? Bem. Talvez algo arrebatador se tratando dela, pois se realmente existisse tal deusa, sem dúvida seria a mais bela e imponente dentre todas elas. aqui no Brasil quem cuida do casamento, ou a (o) santo (a) deusa casamenteiro, é um tal de "Padre Cícero" olhe! Eu poderia pedir para Hera algo? Bem... queria ser o macho dela. Ãh-ãh... isso também se tornou uma lenda. Hera e Ederson Maia sendo marido e mulher, seria algo como Inaudito.

    ResponderExcluir
  7. OTIMO SITE PARA PESQUISAS ME AJUDOU MT EM UM TRABALHO DE HISTÓRIAS.CONTINUEM ASSIM O TEXTO É MT INTERESSANTE .GOSTEI E RECOMENDO PARA TODOS OS FÃNS DA MITOLOGIA GREGA! MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Hera é poderosa, mas não ao ponto de se equiparar aos 3 grandes: Poseidon, Hades e Zeus.

      Excluir
  9. Nos contos e historias tanto no papel quanto na TV mostra Hera sendo a vilã por perseguir e fazer esquemas mas se ver pela historia dela ela que é a vitima, estuprada e obrigada a se casar, humilhada constantemente com adultério pelo marido/irmão e ela não pode fazer nada com ele não porque não quer mas porque não consegue, ( desculpem o palavreado) mas foda pra ela desconta a fúria em quem dá eu não a culpo...

    ResponderExcluir
  10. Olá :)
    Eu gostaria de saber se há uma fonte disponível sobre certos aspectos ressaltados na matéria sobre Hera, como por exemplo o estupro e a rebelião durante a Titanomaquia...
    É que tenho grande interesse em mitologia, e já li vários artigos sobre, mas apesar de perfeitamente cabível, nunca li nada que fizesse referência a esses acontecimentos.
    Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela! A rebelião que Hera orquestrou contra Zeus não foi durante a Titanomaquia, ela ocorreu muito depois, só não sei lhe precisar o momento correto. Já sobre Zeus ter estuprado Hera, há fontes que dizem que isso ocorreu da forma que descrevi no texto, e tem fontes que dizem que ela resistiu as investidas de Zeus até ele prometer que se casaria com ela.

      Excluir
    2. Olá, R. Sleipnir.
      Percebi meu erro de ter se referido à rebelião durante a Titanomaquia apenas depois de enviar o comentário, I'm sorry. Quanto às fontes, você não teria as referências bibliográficas ou a mídia em que ele foi publicado, teria? Porque se você tivesse, eu teria muito interesse em ler :)
      Aliás, vocês fazem um ótimo trabalho por aqui! <3

      Excluir
    3. Gabriela, consegui achar o nome de um dos livros que usei como referência para o post, porém ele é todo em inglês, e não sei se existe uma versão em português dele:

      -The Complete Idiot's Guide to Classical Mythology © 2004 autores: Kevin Osborn and Dana L. Burgess

      Excluir
    4. Muito obrigada!
      Uma ótima oportunidade para eu afiar meu inglês :3

      Excluir
  11. Muito obrigada mesmo ,me ajudou muito nos trabalhos de escola !!!

    ResponderExcluir
  12. Acho a deusa Hera tão injustiçada, Zeus enganou ela para se casarem por pura vaidade e ele trai ela por esporte e ela nem pode descontar nele. Hera não é a vilã, ela é a deusa injustiçada.

    ResponderExcluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby