۞ ADM Sleipnir
Arte de João Vieira |
O Papai Noel é uma figura lendária com origens na cultura cristã ocidental. De acordo com a tradição popular, ele traz presentes durante a noite e madrugada de Natal, contando com a ajuda de duendes natalinos que fabricam brinquedos em sua oficina no Polo Norte, e renas voadoras que puxam seu trenó pelo ar. Sua representação moderna como um homem rechonchudo, alegre, de barba branca, vestido com um casaco vermelho com gola e punhos de pele branca, originou-se na América do Norte durante o século XIX. Essa imagem foi consolidada e reforçada por meio de diversas mídias, como canções, rádio, televisão, livros, tradições familiares, filmes e publicidade.
Origens
O Papai Noel tem raízes em tradições associadas a São Nicolau, ao Father Christimas (Pai Natal) no folclore inglês, e ao Sinterklaas no folclore holandês. São Nicolau, um bispo cristão grego do século IV conhecido por seus generosos presentes aos pobres, especialmente fornecendo dotes para meninas empobrecidas, é frequentemente retratado como um bispo barbudo em trajes canônicos.
São Nicolau |
O Pai Natal, remontando ao século XVI na Inglaterra, era inicialmente representado como um homem grande vestido com túnicas verdes ou escarlates forradas de pele, simbolizando o espírito de boa vontade no Natal. Com a transferência da celebração do dia de São Nicolau para 25 de dezembro, o Pai Natal passou a ser associado ao Dia de Natal. O renascimento vitoriano do Natal solidificou ainda mais o Pai Natal como símbolo de boa vontade. A figura holandesa Sinterklaas, também inspirada em São Nicolau, concorre com o Papai Noel nos Países Baixos e na Bélgica.
Sinterklass |
Teoriza-se que a celebração germânica pagã do Yule, influenciada pelo deus nórdico Odin, tenha desempenhado um papel na formação de aspectos da personalidade do Papai Noel, incluindo sua longa barba branca e a associação com renas.
Como o Papai Noel tornou-se a figura que conhecemos hoje
Nos Estados Unidos, a fusão das versões britânica e holandesa do doador de presentes ocorreu quando o escritor Washington Irving anglicizou "Sinterklaas" para "Santa Claus" em 1809. Thomas Nast, um cartunista norte-americano do século XIX, contribuiu significativamente para definir a imagem moderna do Papai Noel, retratando-o em um trenó puxado por renas. A ideia de Papai Noel morar no Polo Norte e ter uma esposa, a Sra. Claus, também pode ter sido popularizada por Nast.
A imagem do Papai Noel foi amplamente popularizada por meio de várias mídias, com a publicidade da Coca-Cola na década de 1930 contribuindo para a sua representação moderna com um traje vermelho e branco. O personagem tornou-se associado à caridade e filantropia, especialmente por organizações como o Exército de Salvação. A personagem da Sra. Claus ganhou destaque no século XX por meio de canções e literatura.
Postagem revisada e atualizada em 23/11/2023
papai noel
ResponderExcluirfico preocupado porqe tem milhões de pessoas enganadas com esses falsos ensinamentos,acreditando em papai noel, quanto as crianças crer cegamente em papai noel, é um absurdo isso
ResponderExcluirFico preocupado porque tem milhões de pessoas enganadas com esses falsos ensinamentos,acreditando em jesus e religiões, quanto as crianças crer cegamente em papai noel, é um absurdo isso
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO PARA TODO O PESSOAL DO PORTAL DOS MITOS
ResponderExcluirE Q CONTINUEM COM ESSE OTIMO BLOG E SEU BOM TRABALHO
By: Um jovem otaku do RS e Patrick de Medeiros Fernandes
Obrigado amigo, desejamos o mesmo para vc!
ExcluirEu acredito quando ganho um presente. Dias desse eu ganhei um par de sapato de solado alemão, e sabe quem me deu? Com certeza não foi o velhote de roupas vermelhas, e barbas brancas. Mas quem me deu foi a minha namorada, então eu há chamei de minha mamãe Noel, e quando eu ganhei uma camisa de meu sogro... então eu acreditei que realmente Papai Noel existe. Pois ele, meu sogro tem uma mão fechada como as patas de vaca. Bem! Viva o Papa Noel, quero dizer, Papai Noel. " EDERSON MAIA "
ResponderExcluireu quero saber uma coisa pf.como eu salvo imagens no blog? ñ vai |:(
ResponderExcluirSe você estiver usando o Google Chrome: clique com o botão esquerdo na imagem e arraste-a para uma nova aba. Depois é só salvar.
ExcluirBom Artigo.
ResponderExcluirObrigado Gabriel, mas eu odeio esse post, é um dos piores que eu fiz. Espero até o próximo Natal ser capaz de refazê-lo.
Excluir