۞ ADM Sleipnir
São Nicolau é padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega e possui um grande histórico de milagres atribuídos a sua pessoa.
Nicolau nasceu no século III, no porto grego de Pátara (antiga Turquia) e perdeu os pais quando era pequeno. No entanto, herdou uma grande herança de família que, sob a sua disposição, foi utilizada em grande parte em obras de caridade até realizar 19 anos. Quando o fez, doou todos os seus bens e entrou em um seminário para virar sacerdote. Tornando-se sacerdote usava barba e roupa de arcebispo, utilizando tanto paramentos vermelhos e verdes, como brancos ou marrons.
Durante sua vida, realizou várias boas obras, como trabalhos voluntários e doações anônimas a famílias pobres, mães com filhos doentes, ou pais que, sem dinheiro de dote, estavam a ponto de prostituir suas filhas por não conseguir casá-las - muitas vezes colocando sacos de dinheiro nas chaminés das casas, felizmente, alguns desses casos foram descobertos e conhecidos pela população.
Outro ato que o tornou bem conhecido pelo povo é que, reza a lenda, Nicolau saiu uma noite pela cidade distribuindo presentes para as crianças, especialmente aquelas que não tinham condição de comprar um presente, ou seja, as habitantes da área mais pobre da cidade.
Foi também conhecido por um gênio forte, apresentando atos como, ao recusar negar sua fé em Cristo, ser preso durante o Império de Diocleciano; ou bater em outro companheiro eclesiático em discussões dentro da Igreja, sendo inclusive expulso de postos religiosos.
Mesmo assim, ou talvez, inclusive por isso, São Nicolau possui diversos relatos de vários e diferentes milagres durante e após a sua vida, constituindo um dos santos mais populares de todos os tempos.
Agora.. e sua imagem? Vem de onde?
Ao longo dos anos, sua imagem foi sendo construída por livros e histórias. Por exemplo, em 1822, o poema “Uma visita de São Nicolau” apresentou a ideia que o bom velhinho viajava em renas mágicas que voavam. Bem, a ideia pegou.
Mas a verdade é que, não me pergunte o porque, antigamente o Papai Noel costumava usar roupas marrom e verde, com uma coroa de azevinho na cabeça; sendo até comparável a nossa visão de um gnomo grande hoje em dia.
Contudo, o cartunista alemão Thomas Nast, da revista Harper’s Weekly desenhou um Papai Noel como conhecemos hoje em dia, quer dizer, com a roupa preta e vermelha e adivinhem quem pegou a ideia pra fazer propaganda? A bebida gaseificada mais famosa do mundo inteiro: Coca-Cola.
Dessa forma, a nova figura foi disseminada pelo mundo e, apesar de ter sido responsável por difundí-la, a Coca-Cola não foi responsável por criá-la.
Por fim, uma lista de nomes de Papai Noel em várias línguas:
Alemanha: Nikolaus (ou Weihnachtsmann - literalmente, “homem do Natal”)
Argentina, Colômbia, Espanha, Paraguai , Peru e Uruguai: Papá Noel
Brasil: Papai Noel
Chile: Viejito Pascuero
Croácia: Djed Mraz
Dinamarca: Julemanden
Eslovénia: Božiček
Estados Unidos / México: Santa Claus
Finlândia: Joulupukki
França: Père Noël
Itália: Babbo Natale
Inglaterra: Father Christmas
Japão: サンタクロース (lê-se “Santa kurosu” e vem do inglês Santa Claus)
Macedônia: Dedo Mraz
Países Baixos: Kerstman (literalmente, “homem do Natal”)
Portugal: Pai Natal
Reino Unido: Father Christmas
Rússia: Ded Moroz
Suécia: Jultomte
papai noel
ResponderExcluirfico preocupado porqe tem milhões de pessoas enganadas com esses falsos ensinamentos,acreditando em papai noel, quanto as crianças crer cegamente em papai noel, é um absurdo isso
ResponderExcluirFico preocupado porque tem milhões de pessoas enganadas com esses falsos ensinamentos,acreditando em jesus e religiões, quanto as crianças crer cegamente em papai noel, é um absurdo isso
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirFELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO PARA TODO O PESSOAL DO PORTAL DOS MITOS
ResponderExcluirE Q CONTINUEM COM ESSE OTIMO BLOG E SEU BOM TRABALHO
By: Um jovem otaku do RS e Patrick de Medeiros Fernandes
Obrigado amigo, desejamos o mesmo para vc!
ExcluirEu acredito quando ganho um presente. Dias desse eu ganhei um par de sapato de solado alemão, e sabe quem me deu? Com certeza não foi o velhote de roupas vermelhas, e barbas brancas. Mas quem me deu foi a minha namorada, então eu há chamei de minha mamãe Noel, e quando eu ganhei uma camisa de meu sogro... então eu acreditei que realmente Papai Noel existe. Pois ele, meu sogro tem uma mão fechada como as patas de vaca. Bem! Viva o Papa Noel, quero dizer, Papai Noel. " EDERSON MAIA "
ResponderExcluireu quero saber uma coisa pf.como eu salvo imagens no blog? ñ vai |:(
ResponderExcluirSe você estiver usando o Google Chrome: clique com o botão esquerdo na imagem e arraste-a para uma nova aba. Depois é só salvar.
ExcluirBom Artigo.
ResponderExcluirObrigado Gabriel, mas eu odeio esse post, é um dos piores que eu fiz. Espero até o próximo Natal ser capaz de refazê-lo.
Excluir