Image Map

18 de dezembro de 2012

Aquiles

۞ ADM Berserker


Aquiles, o grande herói grego cujas mãos derrubaram Tróia, era filho de uma ninfa, Tétis, com um mortal, Peleu. Mas Tétis não aceita a mortalidade de seu filho e tenta transformá-lo num homem com vida infinda.

Duas versões há na história do herói em que Tétis tenta transformar o menino recém-nascido em um homem imortal. Na primeira, Tétis coloca o menino num poço, onde ardem vermelhas chamas, todos os dias para que o fogo tornasse-o imortal. Cada dia uma parte do corpo era exposta ao fogo, e este sem saber falar, não podia gritar por socorro e de sua boca saía apenas os gritos de dor.

Quando faltavam apenas os calcanhares de Aquiles para expor às chamas, surge Peleu, que toma o menino de Tétis acusando-a de tentar matar a criança e foge com o filho. Na segunda versão, Tétis banha Aquiles nas sagradas águas do rio Estige, segurando-o pelos calcanhares (que por não terem sido banhados pela água, ficaram vulneráveis). Então, novamente, surge Peleu, que toma o menino da mãe acusando-a de tentar afogá-lo e foge com o menino nos braços.


Quando Peleu morre, Aquiles era jovem. Então, a própria ninfa Tétis entrega-o aos cuidados de Quíron, um centauro. Quíron ensina Aquiles a lutar e este, ultrapassa rapidamente as habilidades de seu mestre. 

Mas a guerra de Tróia se aproxima e os gregos procuram o oráculo, que lhes afirma que só obterão a vitória se Aquiles lutar por eles. Tétis fica sabendo disso e tira Aquiles da guarda de Quirão, disfarça-o de mulher e o leva para viver em Ciros, entre as filhas do rei Licômedes.

Os gregos descobrem que Aquiles está em Ciros e vão procurá-lo, mas não encontram Aquiles (pois estava disfarçado entre as filhas do rei). Então, Ulisses, desconfiado de algo, simula um ataque à noite e Aquiles se revela para defender Ciros. Ulisses, com um sorriso estampado no rosto, consegue convencer Aquiles a lutar pelos gregos.

Começa a guerra de Tróia. Os gregos levam um enorme exército à guerra, e os troianos têm aliados como as Amazonas e a Etiópia.

Em um dos combates, Aquiles enfrenta Pentessiléia, rainha das Amazonas. A batalha é difícil, mas finalmente Pentessiléia cai pela espada de Aquiles. Ao contemplar os olhos da Amazona, caída no chão, Aquiles se encontra. A mesma coragem, o mesmo brilho, a mesma força. Então Pentessiléia cai pela espada e Aquiles cai por amor.

Mais tarde Aquiles se desentende com Agamenon e se recusa a lutar. Pátroclo, seu melhor amigo, não aceita ver gregos morrendo pelo orgulho de dois homens e pede a armadura do amigo emprestada. Aquiles empresta, mas não de bom grado, pois tem um péssimo pressentimento, que se provou verdadeiro. Pátroclo foi desarmado por Apolo e morto cruelmente por Heitor.


Aquiles, cego pelo ódio, volta a lutar e desafia Heitor. A batalha é fervorosa e Atena ajuda Aquiles, enquanto Heitor foi abandonado por Apolo. Finalmente Aquiles atravessa sua lança na garganta de Heitor, amarra-o em seu carro e arrasta o corpo do troiano. Conta-se que nesta batalha, Aquiles usou armas confeccionadas pelo artesão do Olimpo, Hefesto.

Príamo, rei de Tróia, vai a Aquiles, beija suas mãos e suplica que o deixe levar o corpo do filho. Aquiles, vendo aquele pai se humilhar por amor, concede.

Então vem à conhecida história do Cavalo de Tróia. Aquiles participa da batalha. Batalha essa que será sua última, pois assim que o herói mata o rei da Etiópia, o deus Apolo dá-lhe uma flechada no calcanhar e Aquiles sente o veneno penetrar-lhe o corpo. As muralhas de Tróia, agora em chamas, receberam o último olhar do herói. Aquiles perdeu a vida e os gregos venceram a guerra.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

15 comentários:

  1. Caralho eu adorei tudo, vocês explicam muito bem! Tentei acompanhar meu professor na faculdade, mas são muitos nomes e fico perdida. Obrigada pela explicação! Tanto o texto da guerra de Troia quanto este estão ótimos, principalmente pelo fato de que vocês não só explicam a história em si, mas também toda a relação que ela tem com a mitologia. Vou ler agora o de Odisseu!
    Abraços,
    Mari (;

    ResponderExcluir
  2. Não vejo motivos para tanto, uma deusa transando, ou efetuando conjunção carnal com um mortal... é algo fora da realidade existente. Por isso aqui é uma mitologia. Agamenon e Aquiles pareciam duas senhoras com rancores, se tanto poder assim tinha o filho de uma ninfa, Tétis, deveria executar o rei corrupto e audacioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As ninfas embora nao humanas nao sao deusas na hierarqiia elas possuem poderes sobre humanos mas nao desafiam as forças dos deuses.

      Excluir
  3. Em sua ultima desesperante batalha, Áquiles teria efetuado uma reza ao seu deus, um dos guerreiros dentro do Cavalo de pau (Tróia) lhe teria perguntando se ele temia pela sua vida. Reza a lenda que Áquiles teria amado 5 mulheres um dia antes de sua batalha final. Ele sabia que não voltaria com a sua amada em seus braços poderosos, pois ela lhe seria tomada. Áquiles também teria recuado uma luta corporal com "Saylonyum" um guerreiro do Egito que teria morrido envenenado pela sua mãe Tétis, cujo guerreiro egípcio tinha os braços de ferro, e seu torax de chumbo preto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saylonyum?pesquisei e não achei nada,tenso

      Excluir
    2. Boa tarde amigo. Esse Saylonyum ai não existe. O Ederson Maia é um ilustre comentarista das nossas postagens, e ele é autor de um livro chamado "Bastardo, o Não Esperado". Ele gosta de criar histórias em cima dos mitos e lendas, e com certeza criou esse personagem.

      Excluir
  4. Eu sou Ederson Maia, eu crio, eu desfaço, eu abuso e recrio, pois eu amo fazer assim...alguém disse alguma coisa? Minha imaginação interage com sua curiosidade. Eu sou... apenas eu mesmo. Kiss.

    ResponderExcluir
  5. Queria ver ele lutando com Hércules , essa briga e a fazer tremer até o Olimpo .

    ResponderExcluir
  6. Eu procurei vcs porq pensei que ia ler a história real ,naõ oque todos contam! por que essa história naõ é assim.. Tem muita mentira nela e eu pensei que aqui eu encontraria mas alguns pedaços da verdade .mas valeu

    ResponderExcluir
  7. Vc quer encontrar verdades numa história mitológica?

    ResponderExcluir
  8. mds muito bom mesmo ajudou p caramba o brigadaa

    ResponderExcluir
  9. Leiam Joseph Campbell e entenderão melhor o verdadeiro significado e importância dos mitos. Aquiles é sim o maior guerreiro, não é a toa que Homero evoca a Musa e cita logo no inicio da Ilíada o nome de Aquiles. No contexto da visão tragica de mundo entre os gregos (leiam Schopenhauer e Nietzsche) Aquiles é o heroi aristocrático por excelência e afirmador da vida no aqui e agora em sua busca pela gloria!!!

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby