Image Map

2 de abril de 2013

Réia

۞ ADM Sleipnir

Arte de Guillermo Angel (Giye)

Na mitologia grega, Réia (grego Ρεια ou Ρεα, "fluxo" ou "facilidade") é a titânide mãe dos deuses do Olimpo, e uma deusa da fertilidade feminina, da maternidade, e da vida selvagem. Seu nome significa "fluxo" e "facilidade". Ela era adorada sob o título de Meter Theon (a Mãe dos Deuses) ou Megale Meter (Grande Mãe). Seus centros de culto principais foram localizados em Arkadia e Krete, os locais onde ela supostamente deu à luz Zeus.Ela é comumente representada como uma mulher de seios fartos, sentada num trono entre dois leões/leopardos ou em uma carruagem puxada por leões.

Réia é filha de Urano e Gaia e irmã/esposa do titã Cronos, com quem, além de Zeus, foi mãe de Poseidon, Hades, Hera, Deméter e Héstia. Cronos, com medo do poder vindouro de seus filhos e para garantir o seu domínio, devoroava seus próprios filhos ao nascerem, mas Réia conseguiu salvar um deles, Zeus. Ela escondeu-o na caverna de Psicro em Creta e deu a Cronos uma pedra embrulhada nas roupas do bebê, que ele engoliu. Mais tarde esse filho viria a ser aquele que libertaria seus irmãos  destronaria o pai durante a Titanomaquia.

Arte de Leandro Furlanetto

Réia-Cibele, Mãe dos Deuses

Réia foi estreitamente relacionada e amalgamada com a deusa frígia Cibele, cujo culto orgiástico mais tarde também foi introduzida na Grécia. Ambas eram retratadas como mulheres matronas, geralmente usando uma coroa mural, e acompanhadas por leões. Como Réia-Cibele, a deusa recebeu o título de Meter Theon ("Mãe dos Deuses").

De acordo com um mito resultante dessa associação, ao final da Titanomaquia, Meter Theon exigia que Zeus lhe desse metade dos céus, do mar e da terra, uma vez que ela o ajudou a conquistá-los. Com a recusa de Zeus, ela passou a viver escondida
 nas montanhas, cercada de criaturas selvagens.

PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Um comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby