2 de abril de 2013

Réia

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia grega, Réia é a Titânide mãe dos deuses do Olimpo, e uma deusa da fertilidade feminina, da maternidade, e da vida selvagem. Seu nome significa "fluxo" e "facilidade". Ela era adorada sob o título de Meter Theon (a Mãe dos Deuses) ou Megale Meter (Grande Mãe). Seus centros de culto principais foram localizados em Arkadia e Krete, os locais onde ela supostamente deu à luz Zeus.


Ela é comumente representada como uma mulher de seios fartos, sentada num trono entre dois leões/leopardos ou em uma carruagem puxada por leões.

Réia é filha de Urano e Gaia, e seus filhos com Cronos são Deméter, Hades, Hera, Héstia, Poseidon e Zeus. Cronos, com medo do poder vindouro de seus filhos e para garantir o seu domínio, devoroava seus próprios filhos ao nascerem, mas Réia conseguiu salvar um deles, Zeus. Ela escondeu-o na caverna Dictean em Creta e deu a Cronos uma pedra embrulhada nas roupas do bebê, que ele engoliu. Mais tarde esse filho viria a ser aquele que libertaria seus irmãos  destronaria o pai durante a Titanomaquia.

Ao final da Titanomaquia, Réia discutiu com Zeus, pois também queria uma parte do mundo. Zeus fica irritado e começa a persegui-la. Réia então se esconde nas montanhas, e passa a viver cercada de criaturas selvagens.

Réia foi estreitamente identificada e relacionada com a deusa frígia Cibele, cujo culto orgiástico mais tarde também foi introduzida na Grécia. 






Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais!

Nenhum comentário:



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby