Arte de Pascal Quidalt |
Hrymr (também conhecido como Hrym ou Rym) é um dos jotuns (gigantes de gelo) da mitologia nórdica, associado aos eventos ocorridos durante o Ragnarök. O significado do seu nome em nórdico antigo não é claro, sendo proposto pelo acadêmico Andy Orchard como "decrépito", enquanto o historiador Jan de Vries (1890-1964) sugere uma relação com a palavra hrumr ("fraco" ou "frágil").
No Gylfaginning, a primeira parte da Edda em prosa de Snorri Sturluson, Hrymr é descrito como sendo o comandante do navio Naglfar, feito com as unhas dos mortos, e que conduzirá os gigantes de gelo para a sua batalha final contra os deuses, na planície de Vigrid. No Völuspá, o primeiro poema da Edda Poética, é o deus Loki, e não Hrymr, quem é descrito como sendo o capitão de Naglfar. Ainda sim, Hrymr é descrito na estrofe 50 do poema chegando para a batalha:
"Ragnarok", por Riccardo Gualdi. Na imagem temos Fenrir (lutando contra Odin), Surt, Jormangandr (lutando contra Thor) e Hrymr empunhando um machado. |
fontes:
- Hrym. Disponível em: <https://berloga-workshop.com/blog/129-hrym.html>;
- Hrymr. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Hrymr>.
- The Poetic Edda: Voluspo. Disponível em: <https://sacred-texts.com/neu/poe/poe03.htm>.
Bom dia! Tudo bem? Primeiro devo dizer que eu sou um grande admirador do seu blog e diariamente vejo os seus posts que me cativam pra caramba! E igualmente aprecio bastante mitologia e folclore (não só aqui do Brasil como também do mundo afora), por isso eu queria saber como você faz para ir atrás das informações? Você possui uma metodologia especifica? Você vai em quais fontes normalmente?
ResponderExcluirAtenciosamente.
Olá Eduardo! Fico feliz em conhecer mais um admirador do trabalho que realizado aqui. Eu pesquiso em muitos lugares (livros físicos, e-books, sites em que eu confio), depois vou rascunhando e juntando toda a informação que eu puder encontrar a respeito do tema. As vezes consigo terminar rápido, as vezes levam meses e até anos até a postagem tomar forma. E já são quase 12 anos nessa rotina.
Excluir