۞ ADM Sleipnir
Arte de zatoumusi |
Kameosa (japonês 瓶長 ou かめおさ, "jarro ancião") é um yokai do folclore japonês. Ele é um dos muitos yokais do tipo tsukumogami (付喪神 - "espírito artefato"), surgido a partir de um jarro de cerâmica antigo, do tipo que era usado para armazenar água ou saquê. Mesmo após se transformar em yokai, ele preserva a forma, aparência e função de um jarro, embora passe a possuir olhos, nariz, boca e também membros que permitem com que se desloquem pela casa.
Um Kameosa está sempre cheio e nunca precisa ser reabastecido. Como todos os tsukumogamis, é um pouco travesso, mas é incapaz de fazer mal aos humanos. Na verdade, Kameosa são considerados espíritos de boa sorte e abundância extremamente sortudos de se ter em casa. Podem fornecer um suprimento interminável de água ou saquê — o que quer que eles contenham. Não importa o quanto de seu líquido seja retirado para cozinhar, limpar ou beber, um Kameosa sempre permanece cheio.
Arte de Gaston Tulipan |
Origem
Kameosa foi inventado por Toriyama Sekien para compor sua quarta e última enciclopédia yokai, Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro ("A Bolsa Ilustrada dos Cem Demônios Aleatórios" ou " Uma Horda de Utensílios Assombrados") um livro cheio de tsukumogami baseados em trocadilhos. O nome Kameosa pode ser um trocadilho baseado em Koikawa Harumachi, um estudante de Sekien cujo apelido também era Kameosa (escrito com caracteres diferentes), e que adorava beber saquê. Como kameosa é o último yokai do livro, também é o yokai final da série de Sekien. Ele pode ter criado esse yokai de boa sorte e fortuna abundante como uma maneira de terminar seu livro e sua série em uma nota positiva e celebratória, ou até mesmo como uma maneira de passar o bastão para seu discípulo.
Arte de Shigeru Mizuki |
fontes:
- Kameosa | Yokai.com. Disponível em: <https://yokai.com/kameosa/>;
- El grimorio de bestias: Kameosa. Disponível em: <https://grimoriodebestias.blogspot.com/2024/02/kameosa.html>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.