29 de julho de 2024

Kameosa

۞ ADM Sleipnir

Arte de zatoumusi

Kameosa (japonês 瓶長 ou かめおさ, "jarro ancião") é um yokai do folclore japonês. Ele é um dos muitos yokais do tipo tsukumogami (付喪神 - "espírito artefato"), surgido a partir de um jarro de cerâmica antigo, do tipo que era usado para armazenar água ou saquê. Mesmo após se transformar em yokai, ele preserva a forma, aparência e função de um jarro, embora passe a possuir olhos, nariz, boca e também membros que permitem com que se desloquem pela casa. 

Um Kameosa está sempre cheio e nunca precisa ser reabastecido. Como todos os tsukumogamis, é um pouco travesso, mas é incapaz de fazer mal aos humanos. Na verdade, Kameosa são considerados espíritos de boa sorte e abundância extremamente sortudos de se ter em casa. Podem fornecer um suprimento interminável de água ou saquê — o que quer que eles contenham. Não importa o quanto de seu líquido seja retirado para cozinhar, limpar ou beber, um Kameosa sempre permanece cheio.

Arte de Gaston Tulipan

Origem

Kameosa foi inventado por Toriyama Sekien para compor sua quarta e última enciclopédia yokai, Gazu Hyakki Tsurezure Bukuro ("A Bolsa Ilustrada dos Cem Demônios Aleatórios" ou " Uma Horda de Utensílios Assombrados") um livro cheio de tsukumogami baseados em trocadilhos. O nome Kameosa pode ser um trocadilho baseado em Koikawa Harumachi, um estudante de Sekien cujo apelido também era Kameosa (escrito com caracteres diferentes), e que adorava beber saquê. Como kameosa é o último yokai do livro, também é o yokai final da série de Sekien. Ele pode ter criado esse yokai de boa sorte e fortuna abundante como uma maneira de terminar seu livro e sua série em uma nota positiva e celebratória, ou até mesmo como uma maneira de passar o bastão para seu discípulo.

Arte de Shigeru Mizuki

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio ou crítica nas publicações. Faça também sugestões. Sua interação é importante ajuda a manter o blog ativo! Siga o Portal dos Mitos no Youtube, TikTok e Instagram!

Nenhum comentário:



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby