۞ ADM Sleipnir
Arte de Doctor Chevlong |
Dzelarhons ("mulher vulcão", também chamada Dzalarhons, Djilaqons ou Princesa Sapo) é um espírito da montanha na mitologia do povo indígena Haida, habitantes de Haida Gwaii, um arquipélago próximo à costa da Colúmbia Britânica, no Canadá. Segundo versões da história transmitida via tradição oral, ela era originalmente uma mulher mortal que, juntamente com seu povo, cruzou o Oceano Pacífico (vindos de um local desconhecido) em busca de um clima mais quente e uma terra mais rica. Realizando a viagem em seis canoas, acabaram estabelecendo-se em território Haida.
Dzelarhons se apaixonou por um dos homens nativos, e pediu ao tio, Gitrhawn, que arranjasse o seu casamento. Vestida com peles de lontra-marinha e couro adornado com conchas, Dzelarhons foi escoltada até a aldeia de seu escolhido. Cerimônias esplêndidas marcaram o casamento, mas Dzelarhons logo descobriu que havia se enganado quanto ao caráter de seu marido. Ele exigiu que ela passasse a primeira noite segurando uma tocha acesa acima de sua cabeça. À medida que a tocha encolhia, a mulher protegia seus braços com suas roupas, que foram chamuscadas e depois queimadas.
Na manhã seguinte, os Haida, chocados com o comportamento do jovem, avisaram-no sobre a vingança de Gitrhawn, mas o noivo continuou a exigir que Dzelarhons segurasse sua tocha até que suas roupas fossem queimadas e ela ficasse nua. Gitrhawn e seu povo então vieram resgatá-la. Eles queimaram a aldeia Haida, mas não encontraram Dzelarhons. Ao invés disso, encontraram apenas uma estátua de pedra segurando um bastão em chamas encimado por uma rã de cobre, entre cujas pernas fluía um riacho.
A partir de então, Dzelarhons se tornou uma divindade poderosa que julgava as ações das pessoas em relação aos animais. Em uma aldeia, as pessoas se acostumaram à riqueza proporcionada pelo mar e começaram a matar animais desnecessariamente. Eles capturavam salmões desovando, cortavam suas costas e inseriam galhos embebidos em piche; então acendiam as tochas e riam enquanto os peixes, enlouquecidos pela dor, nadavam iluminando o mar. Logo as pessoas ouviram terríveis estrondos. O medo tomou conta da aldeia culpada; mas era tarde demais para arrependimento, pois Dzelarhons derramou sua fúria ardente. Poucos escaparam, pois até os rios corriam quentes com sua ira.
Curiosidades
- Kaiti, o "deus dos ursos", é frequentemente mencionado como seu marido. Isso também é tudo o que se sabe sobre o próprio Kaiti;
- O Monte Dzalarhons, uma montanha em Vênus, recebeu seu nome em homenagem à Dzelarhorns
Arte gerada com I.A. |
fontes:
- WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Dzelarhons. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Dzelarhons>.
- Dzelarhons by DoctorChevlong on DeviantArt. Disponível em: <https://www.deviantart.com/doctorchevlong/art/Dzelarhons-1075666833>.
- MONAGHAN, P. Encyclopedia of Goddesses and Heroines. [s.l.] New World Library, 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.