۞ ADM Sleipnir
![]() |
| Arte de G Palmer |
Éolo (em grego: Αἴολος, transl. Aiolos) era na mitologia grega o guardião divino dos ventos e rei da ilha flutuante de Eólia (Aiolia). Ele era responsável por manter os violentos Ventos da Tempestade presos no interior de sua ilha, liberando-os apenas por ordem dos deuses mais poderosos para causar destruição no mundo. Na mitologia grega, os ventos eram frequentemente representados como deuses ou espíritos em forma de cavalo. Por essa razão, Éolo era chamado de Hippotades (em grego: Ἱπποτάδης), que significa "o domador de cavalos", derivado das palavras gregas hippos ("cavalo") e tadên ("refreado firmemente").
Encontro com Odisseu
O herói Odisseu (Ulisses), durante sua jornada de retorno a Ítaca após a Guerra de Troia, visitou a ilha de Éolo. Como gesto de boa vontade, Éolo entregou a Odisseu um saco que continha todos os Ventos da Tempestade, exceto um vento favorável, para garantir uma viagem segura ao herói. No entanto, os companheiros de Odisseu, movidos pela ganância, abriram o saco durante a viagem, acreditando que ele escondia tesouros. Ao serem liberados, os ventos desencadearam uma tempestade que arrastou o navio de volta à ilha de Éolo, frustrando o progresso da viagem.
![]() |
| Odisseu recebendo os ventos de Éolo , pintura de Isaac Moillon |
Associações
Éolo, na obra de Homero, apresenta semelhanças significativas com o deus Urano, conforme descrito pelo poeta Hesíodo. Ambos eram figuras que mantinham forças poderosas contidas: Éolo guardava os Ventos da Tempestade, enquanto Urano mantinha os Hecatônquiros e os Ciclopes aprisionados no Tártaro. Além disso, ambos eram pais de seis filhos e seis filhas, que se uniram em matrimônio.
Éolo também é associado ao titã Astreu, considerado o pai dos ventos e das estrelas. O poeta Estesícoro reforça essa conexão ao descrever Éolo como primo de Íris Thaumantias ("o arco-íris maravilhoso"), já que Astreu era filho de Euríbia, e Íris era filha de Taumante, irmão de Euríbia.
![]() | |
| Arte de Gabriel Rodriguez |
- ATSMA, A. AEOLUS (Aiolos) - Greek God King of the Winds. Disponível em: <https://www.theoi.com/Titan/Aiolos.html>.




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.