۞ ADM Sleipnir
![]() |
| Arte de galgannet |
Ha era na mitologia egípcia o deus que personificava o deserto a oeste do Egito. Os antigos egípcios o consideravam tanto um protetor das fronteiras quanto uma figura espiritual associada ao pôr do sol e à jornada para o além. Ha era representado como um homem forte, usando em sua cabeça o símbolo do deserto - três montanhas que simbolizavam as terras áridas. Nas mãos, carregava sempre uma faca ou arco, mostrando seu duplo papel: defender o Egito contra os povos do oeste, como os líbios, e representar os perigos do deserto implacável.
Na religião egípcia, Ha tinha funções importantes. Ele era invocado nos rituais funerários para ajudar as almas em sua viagem para o oeste, a direção onde o sol se punha e que simbolizava o reino dos mortos. Os sacerdotes acreditavam que Ha podia tanto proteger quanto ameaçar - alguns feitiços pediam sua bênção contra inimigos, enquanto outros imploravam proteção contra sua ira, que representava as tempestades de areia e outros perigos do deserto.
Um aspecto curioso de Ha era sua participação na construção de templos. Segundo as tradições, ele era responsável por trazer a areia sagrada usada nos rituais de fundação desses edifícios religiosos. Essa areia simbolizava a conexão entre o mundo dos vivos e o divino.
Os textos funerários revelam que os faraós falecidos eram chamados de "filhos de Ha". Isso mostra como o deserto ocidental tinha um significado duplo: era tanto o local físico onde ficavam as majestosas tumbas reais quanto um portal místico para a vida após a morte. Algumas inscrições misteriosas falam sobre Ha conversando com um "deus com cabeça de carneiro", mas até hoje os estudiosos não conseguiram identificar com certeza qual divindade seria essa.

fontes:
- Ha. Disponível em: <https://henadology.wordpress.com/theology/netjeru/ha/>.
- REMLER, P. Egyptian mythology, A to Z. New York: Chelsea House, 2010.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.