۞ ADM Sleipnir

Giba (jap.: 馬魔ou ぎば, lit. "Demônio Cavalo"; também chamado Taiba (jap.: 頽馬, "Cavalo Decaído", ou Teiba-fū, jap.: 提馬風, "Estilo do Cavalo Arrebatador") é um yokai do folclore japonês, descrito no livro Sōzan Chomon Kishū (想山著聞奇集, "Coleção de Histórias Extraordinárias Ouvidas por Sōzan"), escrito por Miyoshi Sōzan em 1850. Considerada uma entidade maligna, o Giba era associado a uma doença fatal que afetava cavalos, conhecida como sageuma (提馬), nas províncias de Owari e Mino (atual região de Aichi e Gifu).
Descrição e comportamento
De acordo com o folclore, Giba era um tipo de yokai ou espírito maligno que invadia o corpo dos cavalos pelo nariz, percorria seus órgãos internos e saía pela parte traseira, causando morte súbita. Algumas versões descrevem este yokai como uma mulher demoníaca, vestindo roupas escarlates e adornos dourados, que montava um pequeno cavalo dourado, semelhante a um besouro-joia.
Durante seus ataques, ela descia dos céus "como uma pipa" e se aproximava da vítima. O cavalo começava a relinchar de forma anormal enquanto a montaria do Giba agarrava-se ao seu rosto, apoiando as patas dianteiras na boca do animal e as traseiras em sua crina. Em seguida, a entidade sorria e desaparecia, fazendo com que o cavalo girasse três vezes para a direita antes de cair morto. Ao examinar o cadáver, constatava-se que seu ânus estava dilatado, como se tivesse sido perfurado por um bastão grosso.

Origem e relatos

- 馬魔. Disponível em: <https://misarin.net/youkai/frame/kaisetu/101219.htm>;
- 馬魔 : 【妖怪図鑑】 新版TYZ. Disponível em: <https://tyz-yokai.blog.jp/archives/1010655041.html>.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.