۞ ADM Sleipnir

Finnbennach (também grafado como Findbennach, Finnbhennach ou Fionn Bheannach) é uma criatura mítica do folclore irlandês, descrita como um magnífico touro de chifres brancos. Ele figura principalmente no Ciclo do Ulster, aparecendo na epopeia conhecida como Táin Bó Cúailnge ("A Invasão do Gado de Cooley").
Origem mitológica
Segundo a tradição, Finnbennach era a reencarnação de um porcineiro chamado Rucht, que mantinha uma rivalidade eterna com outro porcineiro chamado Friuch. Após suas mortes, ambos começaram a reencarnar sucessivamente em diferentes formas de animais, sempre reatando a disputa. Lutaram como corvos no céu, como veados nas florestas e, mais tarde, como vermes d’água em lagos distantes.

Na forma de vermes, impossibilitados de se enfrentarem fisicamente, os dois começaram a planejar suas próximas encarnações. Rucht sussurrou à rainha Medb, da província de Connacht, que se casasse com Ailill mac Mata, enquanto Friuch influenciou o rei de Cuailnge a se preparar para um conflito envolvendo um touro. Posteriormente, os dois vermes se colocaram em posição para serem ingeridos por vacas, o que permitiu que renascessem como touros.
Rucht reencarnou como Finnbennach, o touro mais imponente de Connacht. Contudo, ele rejeitava ser propriedade de uma mulher, e por isso abandonou Medb, indo se juntar ao rebanho de Ailill mac Mata, seu consorte. Essa mudança provocou um desequilíbrio de poder entre Medb e Ailill, motivando a rainha a buscar um touro igualmente grandioso para restaurar sua posição.
Conflito com Donn Cuailnge
A busca de Medb levou à descoberta de Donn Cuailnge, o "Touro Marrom de Cooley", que vivia sob os cuidados de Daire, um rei menor do Ulster. Medb enviou emissários com uma proposta generosa, oferecendo grande riqueza e até mesmo seus favores sexuais em troca do empréstimo do touro por um ano. No entanto, a proposta fracassou quando Daire soube que os homens da rainha planejavam roubar o animal. Isso resultou em uma negativa furiosa por parte do rei.
O episódio desencadeou a Táin Bó Cúailnge, uma famosa guerra mitológica entre Connacht e Ulster. No desenlace da história, Finnbennach e Donn Cuailnge se encontram e, ao se verem, entram em combate imediato. Finnbennach acaba sendo morto por Donn Cuailnge, mas não sem antes ferir mortalmente seu oponente. Donn Cuailnge sucumbe pouco tempo depois aos ferimentos causados pela luta.

- MONAGHAN, P. The Encyclopedia of Celtic Mythology and Folklore. [s.l.] Infobase Publishing, 2014.
- BANE, T. Encyclopedia of Beasts and Monsters in Myth, Legend and Folklore. [s.l.] McFarland, 2016.
- PETER BERRESFORD ELLIS. Dictionary of Celtic mythology. New York: Oxford University Press, 1994.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.