۞ ADM Sleipnir
![]() |
| Arte de MoloNiebla |
Ixpuxtequi (do náuatle Ixtli, "rosto", e poztecqui, "quebrado, despedaçado"; também grafado Ixpoztecqui, referido como "El cari-roto" em espanhol colonial) é uma criatura aterrorizante da mitologia mexica (nahua). Considerado um monstro noturno, um espírito maligno ou até mesmo uma divindade menor da morte e do destino, Ixpuxtequi é temido como mensageiro da má sorte e figura associada à morte, ao destino trágico e aos presságios mortais.
Ixpuxtequi é geralmente descrito como uma criatura antropomórfica muito alta, e esquelética, mas com traços grotescos que a diferenciam dos humanos. Seu rosto é deformado, e desprovido de mandíbula inferior, e seus pés são como os de uma águia.

Comportamento
Ixpuxtequi é dito habitar Mictlán, o nono e mais profundo nível do submundo nahua, onde residem os mortos. No entanto, há relatos míticos de que ele emerge do submundo para visitar o mundo dos vivos durante a noite. Quando aparece, costuma vagar por caminhos solitários, florestas ou vilarejos durante a madrugada, atacando viajantes que cruzam seu caminho. Muitas vezes disfarçado sob um zarape, se apoia em um bastão e se move de forma encurvada, o que o faz parecer um velho indefeso. Quando as vítimas se aproximam demais, ele revela sua face deformada e arranca-lhes o coração, devorando-o. Em algumas versões, ele utiliza uma lança longa para atacar.
Mesmo quando não mata suas vítimas, a simples visão de Ixpuxtequi é considerada um sinal de mau agouro, capaz de atrair infortúnio e desgraça para quem o vê. Por isso, ele também é interpretado como uma entidade do destino.

Associações
Ixpuxtequi é considerado uma das quatro divindades da morte na cosmogonia mexica, associado à má sorte, destino trágico e forças infernais. Sua presença é relacionada a outras figuras de Mictlán, como Nexoxocho, e, em algumas interpretações coloniais e indígenas tardias, é equiparado ao próprio Satanás ou a Ixicuau.
Ixicuau (ou Icxicuau) é uma figura histórica e mítica mencionada como um dos dez novos chefes nomeados pelos mexicas durante a peregrinação a Atzacualco, por volta do ano 993. Seu nome significa “garra de águia” (icxitl = pé, cuautli = águia). Em alguns textos coloniais e códices, Ixpuxtequi é interpretado como sendo o mesmo que Ixicuau, embora existam controvérsias quanto à fusão ou separação dessas figuras.

fontes:
- ALEJANDRO, I. et al. HISTORIAS ANCESTRALES. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/679896/Libro-historias-ancestrales-ficcion-INPI.pdf>.
- ESAÚ, A.; AGUILLÓN, B.; SALINAS, A. El destino del hombre en la cultura Náhuatl bajo la perspectiva de Miguel León-Portilla REPOSITORIO ACADÉMICO DIGITAL INSTITUCIONAL. [s.l: s.n.]. Disponível em: <http://dspace.uvaq.edu.mx:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/934/Texto_completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.
- IMGUR. Daily mythical creature 67: Ixpuxtequi [Mexican mythology, Nahua mythology]! Disponível em: <https://imgur.com/gallery/daily-mythical-creature-67-ixpuxtequi-mexican-mythology-nahua-mythology-fepz8cL>.
- DE, C. Ixpuxtequi. Disponível em: <https://es.wikipedia.org/wiki/Ixpuxtequi>.
- ROBELO, C. A. Diccionario de mitología nahoa. Disponível em: <http://cdigital.dgb.uanl.mx/la/1080012541/1080012541_041.pdf>

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.