25 de setembro de 2014

Qalupalik

۞ ADM Sleipnir


Qalupalik (também Qaluppiluik ou Qallupaluit) é uma criatura marinha pertencente à mitologia inuíte, dita habitar as águas localizadas abaixo das geleiras do Alaska. Parece haver controvérsias sobre se existem múltiplas Qalupalik ou apenas uma. 

Essa criatura é caracterizada como um ser humanóide, de cabelos longos, pele esverdeada e unhas compridas. Segundo o mito, ela usa um amautiit (uma espécie de bolsa que os esquimós usam para carregar seus filhos) para sequestrar e levar para o fundo do mar os bebês e crianças que desobedecem seus pais. Ela cantarola para atrair as crianças até a beira do mar e agarrá-las, colocando-as em seu amautik. Alguns dizem que ela sequestra as crianças a fim de comê-las, já outros dizem que ela passa a criá-las como se fossem seus filhos. 

Esta lenda era contada para as crianças com o intuito de evitar que elas vagassem sozinhas, e até hoje ainda é contada nas escolas e livros. O mito foi adaptado em 2010 pelo diretor Ame Papatsie como um  curta de animação em stop motion chamado "Qalupalik".


4 comentários:

  1. Muito legal o mito. Acho incrivel que vcs tragam essas histórias de Mitologias menos conhecidas. A Inuite é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Caraca, manos, como vocês acham essas lendas que ninguém conhece?! Devem se esforçar muita nas pesquisas! Continuem o bom trabalho, esse o primeiro site em que vou pra procurar lendas e vocês sempre me agradam! Esse aí seria tipo o bicho-papão lá no Alaska :v

    ResponderExcluir
  3. Parece que na primeira foto é aquele bebe que ele sequestra na outra! '-'

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby