۞ ADM Sleipnir


Oniate ("Dedos Secos" ou "Mão Seca"; também grafado Oniatë, Oniaten, Oniatän, Oniatä, Oniata, Onyate, O'nya:te:, O'nya:ten, pronuncia-se oh-nee-ah-ten) é um espírito sob a forma de um braço mumificado e sem um corpo, oriundo do folclore iroquês (em especial dos povos Seneca e Cayuga). Em algumas histórias, o Oniate é puramente uma espécie de bogeyman (bicho-papão), aparecendo em áreas desertas para assustar os transeuntes. Mas em outras histórias, ele é uma aparição vingativa que surge para punir pessoas de má índole, especialmente aquelas que falam mal dos mortos, semeiam a discórdia, ou se intrometem em assuntos alheios.
O Oniate pode voar, e conta-se que aqueles que são tocados por seus dedos secos sofrem cegueira imediata, são acometidos por doenças incuráveis ou até mesmo morrem instantaneamente, dependendo da gravidade de sua conduta.
Apesar do nome parecido, o Oniate não deve ser confundido com outras figuras dos mitos iroqueses, como Onatah, uma deusa do milho e da fertilidade, e Oniata, uma heroína lendária em narrativas recolhidas pelo chefe Sêneca Cornplanter.

fonte:
- Oniate (Dry Hand, Dry Fingers, Oniata), ghost arm of Iroquois folklore. Disponível em: <https://www.native-languages.org/morelegends/oniate.htm>.
Postagem revisada e atualizada em 20/07/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.