۞ ADM Sleipnir
Oniate ("Dedos Secos" ou "Mão Seca"; pronuncia-se oh-nee-ah-ten) é um espírito sob a forma de um braço mumificado e sem um corpo, oriundo do folclore iroquês (em especial dos povos Seneca e Cayuga). Em algumas histórias, o Oniate é puramente um bicho-papão, aparecendo em áreas desertas para assustar os transeuntes. Mas em outras histórias, ele é uma aparição vingativa que surge para punir pessoas de má índole, especialmente aquelas que falam mal dos mortos, semeiam a discórdia, ou se intrometem em negócios alheios. O Oniate pode voar, e qualquer pessoa que for tocada por seu dedos é afligido por uma doença mortal, ou cegueira imediata. Ainda outras histórias dizem que o toque de um Oniate provoca morte instantânea.
Outras grafias do seu nome são Oniatë, Oniaten, Oniatän, Oniatä, Oniata, Onyate, O'nya:te:, O'nya:ten.
Uma observação: os iroqueses possuem 2 figuras com nomes semelhantes, mas que não possuem nenhuma relação com o Oniate. Uma delas é Onatah, uma deusa da fertilidade e do milho, e a outra é uma heroína chamada Oniata.
Nenhum comentário:
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.