Borr (também Bor, Bör, Burr ou Bur, "filho" em nórdico antigo) é um dos primeiros deuses da mitologia nórdica. Filho de Buri, o deus surgido do gelo lambido por três dias pela vaca primordial Audumbla, Borr uniu-se a giganta Bestla e com ela, foi pai dos deuses Odin, Vili e Ve.
Borr é mencionado no Gylfaginning, primeira parte da Edda em prosa de Snorri Sturluson, e também no Völuspá, primeiro poema da Edda Poética. Fora essas menções, praticamente nada se sabe sobre esse deus. Muitos mitólogos dizem que ele era um deus na forma de um humano, outros o descrevem como um gigante.
Na cultura popular, Borr aparece como personagem nas histórias em quadrinhos da Marvel, como avô de Thor Odinson. Manipulado por Loki, Borr enfrenta o deus do trovão em uma batalha cataclísmica onde o mesmo acaba sendo morto. Borr também aparece no início do filme Thor: O Mundo Sombrio, onde derrota o vilão Malekith durante a primeira batalha de Svartalfheim.
Borr em sua versão HQ e em sua versão cinemática. |
AEEEEEE, Slei, valeu pela postagem. Tava querendo muito um post sobre o Bor.
ResponderExcluirDe nada! É uma pena não ter mais nada sobre ele, mas não podia faltar na galeria.
ExcluirPor onde andam Buri,Borr e Audumbla? Bestla se sabe o que aconteceu, a não ser que você tenha usado uma fonte incorreta no seu artigo.
ResponderExcluirA postagem de Bestla estava incorreta, inclusive a corrigi ontem incluindo fontes. Nenhum desses seres primordiais, incluindo Audumbla, se sabe o destino. Teoriza-se que Bor, Buri, Bestla e os demais gigantes morreram na inundação causada pelo sangue de Ymir, já que é sabido que somente Bergelmir e sua esposa sobreviveram ao mesmo e se tornaram os progenitores da nova geração de gigantes de gelo.
ExcluirSabe me disser se Buri é um ser não binário, ou até hermafrodita ???
ResponderExcluirO que eu sei sobre Buri é que não há menções sobre ele ter uma esposa ou consorte. Ele teria gerado Bor sozinho, ou segundo teorias, se relacionando com a natureza.
Excluir