2 de março de 2013

Bestla

۞ ADM Sleipnir


Bestla (bɛstlə/ best-lə), na mitologia nórdica, era uma jotun (gigante) filha de Ymir (em algumas versões), o ser primordial, e era irmã de Mimir. Foi a mãe dos deuses Odin, Vili e Ve. Seu cabelo era branco como a neve e ela o usava para pintar seu rosto e seios com o sangue de suas presas ou vítimas. Ela era conhecida por seu comportamento selvagem e personalidade louca. Ela era temida pelos Jotuns, Asgardianos e outros reinos.

Ainda assim, ela era linda e muito desejada. O homem (des)afortunado que conseguiu domá-la foi Borr, rei de Asgard, que obrigou-a a casar com ele. Mas Bestla era muito selvagem e muito teimosa para se adaptar à vida das mulheres e da vida asgardiana em si. Ela com sua pele azul lançava ataques de raiva sempre que podia.

Bestla é uma jotun com poderes de cura, e está associada as ervas medicinais, Ela possui uma árvore perto de seu trono chamada de "Árvore Cemitério", que recebeu esse nome porque vários morreram ao tentar roubar os tesouros da giganta, pois com exceção das frutas toda árvore é mortal, de tão venenosa.

Ela era uma grande figura maternal para os nórdicos, tanto que as vezes a assemelhava com Frigga. Ela é citada na Edda poética, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, a Edda em Prosa, escrito no século XIII por Snorri Sturluson, e na poesia dos skalds. Uma das luas de Saturno recebeu o seu nome.



Obrigado por sua visita! Se gostou da leitura, por favor deixe um comentário. Compartilhe nossas postagens nas redes sociais!

2 comentários:

  1. Muito boa sua postagem. Gostaria de saber o que são Jotuns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jotunns são os gigantes de gelo da mitologia nórdica, eternos inimigos dos deuses.

      Excluir



Seu comentário é importante e muito bem vindo. Só pedimos que evitem:

-Xingamentos / Ofensas;
-Incitar o ódio e o preconceito;
-Spam;
-Publicar referências e links de pornografia;
-Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Reservamo-nos ao direito de remover qualquer comentário nessas condições.

De preferência, faça login com uma conta do Google, assim poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby