2 de março de 2013

Bestla

۞ ADM Sleipnir

Arte de Thor Odenson

Bestla (BeslaBettla), era uma jotun (gigante de gelo) da mitologia nórdica, filha do jotun Bolthorn, e de acordo com algumas fontes, teoriza-se que seja irmã do deus/jotun MimirSeu consorte era o deus Borr, e com ele, foi a mãe dos deuses OdinVili e Ve

O significado do nome Bestla em nórdico antigo é incerto. Propostas etimológicas incluem significados como “esposa” ou “casca/basto” (basto sendo a fibra da casca de árvores como o amieiro ou o teixo). Algumas hipóteses linguísticas sugerem uma origem em formas proto-germânicas como Bastilōn, talvez indicando uma deusa associada ao teixo ou à doação de basto, ou Banstillōn, possivelmente relacionada ao termo frisão antigo bös, que significava “casamento” ou “união”, e por extensão, “esposa”. Segundo o filólogo Rudolf Simek, a obscuridade do nome indica que ele pode ser muito antigo.

Atestações

Na Edda em Prosa, especificamente no Gylfaginning, Bestla é descrita como filha do jötunn Bolthorn e esposa de Borr. Com ele, ela gerou três filhos: Odin, Vili e . A genealogia é apresentada pela figura de Hárr (o Alto), que narra os acontecimentos ao personagem Gangleri (disfarce do rei Gylfi):
“Ele tomou como esposa a mulher chamada Bestla, filha do gigante Bölthorn. Eles tiveram três filhos: o primeiro foi Odin, o segundo Vili, o terceiro Vé.”
— Gylfaginning, 5–7

Em Skáldskaparmál, o deus Odin é referido como “filho de Bestla” em versos do escaldo Einarr Helgarson, evidenciando a importância mítica de sua maternidade.

Na Edda Poética, especificamente no Hávamál (estrofe 140), Odin narra ter aprendido nove cânticos mágicos com o irmão de Bestla, cujo nome não é revelado. Essa passagem sugere uma relação familiar entre Odin e esse ser sábio, talvez um tio materno:
“Nove poderosos cantos eu aprendi do filho famoso
de Bölthorn, pai de Bestla;
e uma bebida obtive do hidromel precioso,
vertido de Óðrerir.”
— Hávamál, 140
A identidade do irmão de Bestla mencionado em Hávamál tem sido objeto de debate acadêmico. Alguns estudiosos, como John Lindow, sugerem que ele poderia ser Mímir, o ser sábio cuja cabeça decapitada continua a oferecer conselhos a Odin. Isso implicaria que Odin teria obtido conhecimento mágico de seu tio materno, antes de eventualmente obter sabedoria também da cabeça de Mímir.

fontes:
  • Encyclopedia of Ancient Deities, de Charles Russell Coulter e Patricia Turner;
  • Norse Mythology A to Z, de Kathleen N. Daly.

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

Postagem atualizada em 11/07/2025
PARTICIPE! Deixe seu comentário, elogio, crítica nas publicações. Sua interação é importante e ajuda a manter o blog ativo! Para mais conteúdo, inclusive postagens exclusivas, siga o Portal dos Mitos no seu novo Instagram: @portaldosmitosblog

6 comentários:

  1. Muito boa sua postagem. Gostaria de saber o que são Jotuns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jotunns são os gigantes de gelo da mitologia nórdica, eternos inimigos dos deuses.

      Excluir
  2. Oi. Sou viciado no teu blog kkk
    Enfim, vc tem alguma informação se bestla foi morta no "dilúvio" dos jotuns ou se ela, como bergelmer foi um sobrevivente?

    ResponderExcluir
  3. Agora tenho certeza que vocês tão atualizando as imagens dos poster(Há uma ano a primeira imagem era bem diferente do que me lembro).

    ResponderExcluir



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby