30 de junho de 2025

Portão do Dragão

۞ ADM Sleipnir


Na mitologia chinesa, o Portão do Dragão (chinês: 龍門, Longmen) é um local lendário situado no topo de uma grande cascata, associado à transformação de carpas em dragões. Segundo a lenda, apenas as carpas mais fortes e determinadas conseguem nadar contra a correnteza e saltar a queda d'água. Aquelas que conseguem realizar o salto com sucesso, são transformadas em dragões.

A lenda do Portão do Dragão está profundamente ligada ao sistema de exames imperiais da China antiga, onde apenas os mais preparados e persistentes alcançavam posições de prestígio no governo. Assim, a carpa representa o estudante dedicado, e o Portão do Dragão simboliza o difícil caminho para o sucesso. Ela é tão influente que, na cultura chinesa, a expressão "鲤鱼跳龙门" (Lǐyú tiào Lóngmén – "A carpa salta o Portão do Dragão") tornou-se um provérbio popular, frequentemente usado para incentivar estudantes a perseverarem em seus estudos, comparando a dificuldade dos exames ao desafio mítico das carpas.

Arte de Feig

Origem Mítica

De acordo com a tradição, o Portão do Dragão localiza-se em uma passagem estreita do Rio Amarelo, entre as províncias de Shaanxi e Shanxi, onde o rio corta as Montanhas Longmen – uma formação geológica que, segundo o mito, foi aberta por Yu, o Grande, um herói lendário associado ao controle de enchentes.

Uma das versões da lenda relata que, devido às fortes correntezas, muitas carpas eram arrastadas rio abaixo e não conseguiam retornar. Elas então reclamaram a Yu, o Grande, cuja esposa – filha do Imperador de Jade – intercedeu por elas. O Imperador de Jade então decretou que qualquer carpa que conseguisse saltar sobre a cascata do Portão do Dragão seria transformada em um dragão celestial. Anualmente, as carpas competiriam nessa prova, e as bem-sucedidas ganhariam asas e escamas de dragão, ascendendo aos céus.

Localização 

Embora o Portão do Dragão mais famoso esteja associado ao Rio Amarelo, existem outras localidades na China com o mesmo nome, geralmente em cachoeiras ou desfiladeiros estreitos. Alguns exemplos incluem o Portão do Dragão no Rio Wei, próximo às Montanhas Long Sheu, e o Portão do Dragão em Tsin (Shanxi). A lenda não está necessariamente vinculada a um lugar físico específico, mas sim ao conceito de obstáculo a ser superado.

Arte de @nurikabenuri

fontes:

CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE



CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTAGENS DA SÉRIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby