15 de dezembro de 2023

Shamhat

۞ ADM Sleipnir

Arte de LiigaKlavina

Shamhat (romanizado, em acadiano 𒊩𒌑𒉺, Šamḫat, "a exuberante" ou "a voluptuosa"; também chamada Shamkat) é uma personagem feminina que aparece nas Tábuas I e II da Epopéia de Gilgamesh e é mencionada na Tábua VII. Ela é uma harimtu, uma espécie de "prostituta sagrada" associada a um templo e responsável por desempenhar papéis religiosos específicos. Uma harimtu era diferente das prostitutas comuns, pois sua atividade sexual era considerada parte de práticas rituais ou cultuais em honra a uma divindade.

Na epopéia, Shamhat desempenha um papel significativo na Tábua I, domesticando o homem selvagem Enkidu, criado pelos deuses para rivalizar com o poderoso GilgameshFoi solicitado a ela que usasse seus atributos para atrair Enkidu da natureza, domando sua selvageria e civilizando-o por meio de relações sexuais sagradas e contínuas. Ela foi levada a uma fonte de água onde Enkidu havia sido avistado e se expôs a ele. 

Arte de Rebecca Yanovskaya

Enkidu desfrutou de Shamhat por "seis dias e sete noites" (um fragmento do mito encontrado em 2015 revelou que eles tiveram duas semanas de relações sexuais, com uma pausa dedicada a discutir sobre a futura vida de Enkidu em Uruk).

Infelizmente para Enkidu, após esse longo processo de civilização por meio do sexo, seus antigos companheiros, os animais selvagens, o abandonaram com medo no local de bebedouro onde costumavam se reunir. Shamhat então o persuade a segui-la e ingressar no mundo civilizado na cidade de Uruk, onde Gilgamesh é rei, rejeitando sua antiga vida na natureza com os animais selvagens das colinas. A partir desse momento, Gilgamesh e Enkidu tornam-se os melhores amigos e passam por muitas aventuras.

Amaldiçoada e abençoada por Enkidu 

Em seu leito de morte, Enkidu expressa sua raiva contra Shamhat por tê-lo civilizado, culpando-a por tê-lo conduzido ao novo mundo de experiências que levou à sua morte e amaldiçoando-a para se tornar uma pária. O deus Shamash então intervém e lembra Enkidu de que Shamhat o alimentou e vestiu antes de apresentá-lo a Gilgamesh. Enkidu então acaba voltando atrás e a abençoa, dizendo que todos os homens a desejarão e lhe oferecerão jóias como presente.

Arte de Petr Donát


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby