۞ ADM Sleipnir

Yeongdeung Halmang (em coreano: 영등할망, "Avó Yeongdeung") é uma divindade da mitologia sul-coreana, associada ao vento, ao mar e à fertilidade e venerada principalmente na ilha de Jeju como protetora das atividades pesqueiras, agrícolas e controladora dos fenômenos climáticos.
Mitologia
Yeongdeung Halmang é descrita como uma deusa itinerante que visita Jeju no segundo mês do calendário lunar, período conhecido como Yeongdeungdal (영등달). De acordo com as lendas, ela chega no primeiro dia do mês pelo porto Bokdeokgae, em Guideok-ri, e permanece até aproximadamente o 15º dia, quando retorna à sua morada, variadamente identificada como a "Ilha do Cíclope" (외눈박이 섬) ou Gangnamcheonjaguk (강남천자국), um local místico não especificado.

Durante sua estadia, Yeongdeung Halmang percorre a costa de Jeju, espalhando sementes de algas (como miyeok e 우뭇가사리), moluscos (como lapa e abalone) e plantas terrestres, garantindo abundância para o ano seguinte. Um sinal de sua passagem é o bomal (um tipo de caramujo), cujas conchas vazias em fevereiro são interpretadas como prova de sua visita.
A mitologia também a vincula ao clima imprevisível de fevereiro. Um provérbio local afirma:
"Se Yeongdeung Halmang vem com vestido leve, faz sol; com guarda-chuva, traz chuva; com roupa remendada, traz frio; se irritada, traz ventanias."
Há ainda narrativas que explicam a origem de seus rituais. Uma delas relata que habitantes de Suwon-ri, salvos por um morador de Panpo-ri de serem sacrificados na Ilha do Cíclope, receberam a instrução de honrar Yeongdeung Halmang com cerimônias, originando assim as práticas devocionais.

Culto e Rituais
Em Jeju, Yeongdeung Halmang é celebrada como "deusa da fertilidade" (풍농신), contrastando com sua associação ao vento (풍신) em outras regiões da Coreia. Seus rituais, chamados Yeongdeunggut (영등굿), são realizados em nível comunitário e incluem:
- Cerimônia de Boas-Vindas (영등 환영제), no 1.º dia do segundo mês lunar;
- Cerimônia de Despedida (영등 송별제), entre os dias 12 e 15.
Essas celebrações envolvem danças, oferendas e preces por segurança marítima, colheitas abundantes e condições climáticas favoráveis. Tabus rigorosos são observados durante sua visita: navegar e lavar roupas são proibidos, sob risco de atrair infortúnios como infestação de larvas ou tempestades.
Parque Mitológico de Yeongdeung Halmang
Localizado em Guideok Port, o Parque Mitológico de Yeongdeung Halmang (영등할망신화공원) homenageia a deusa com esculturas em basalto que ilustram suas narrativas. O percurso de 1 km inclui também representações de outros deuses, como Yeongdeung Ujang (divindade da chuva), Yeongdeung Harubang (deus encarregado de carregar sementes em sua bolsa de vento) e Yeongdeung Daewang (guardião que protege a ilha durante o inverno).
![]() |
| À esquerda: Yeongdeung Harubang. No centro: Yeongdeung Halmang. À direita: Yeongdeung Daewang |
- 2월이면 제주를 찾아오는 영등 할머니. Disponível em: <https://ncms.nculture.org/faith/story/1248>
- 영등할망 - 디지털제주문화대전. Disponível em: <https://jeju.grandculture.net/jeju/toc/GC00701376>.
- 박준성 기자. 천지일보. Disponível em: <https://www.newscj.com/news/articleView.html?idxno=410763>.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.