13 de agosto de 2025

O Gigante da Meia-Noite

۞ ADM Sleipnir

O Gigante da Meia-Noite é uma figura lendária do folclore de Fernando de Noronha, arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco, Brasil. De origem obscura e cercado de mistério, o personagem é descrito como um pescador de estatura colossal, sempre encoberto por um enorme chapéu negro que oculta seu rosto. Segundo a tradição oral local, ele surge durante a madrugada nas redondezas do pesqueiro da Sapata, localizado no extremo sudoeste da ilha principal.

Além de ser avistado pescando na calada da noite, o Gigante da Meia-Noite também é frequentemente visto nas imediações da antiga Casa-Grande do Sueste — um imponente casarão histórico que, no passado, serviu como residência de veraneio para os comandantes do antigo presídio da ilha e, posteriormente, como hospital para os doentes de beribéri (doença causada pela deficiência de tiamina, a vitamina B1).

De acordo com relatos e descrições, especialmente a do escritor Olavo Dantas em sua obra Sob o céu dos trópicos, o gigante possui hábitos sobrenaturais:

“Quando o Gigante da Meia-Noite começa a pescar, nenhum outro pescador consegue mais apanhar coisa alguma. Só ele é feliz na pescaria. Depois de apanhar 10 grandes xaréus, o pescador misterioso se retira com a gravidade e a lentidão adequadas à dos fantasmas.”

A narrativa se intensifica com a ambientação assombrada da Casa-Grande do Sueste, onde se afirma que o Gigante retorna para comandar uma legião de fantasmas. No pátio vasto do casarão, ele e seus companheiros espectrais realizam danças fantasmagóricas ao som de uma orquestra composta por duendes. Os acordes, descritos como roucos e noturnos, ressoam pelas colunas de basalto do edifício histórico.

fontes:


CLIQUE NO BANNER ABAIXO PARA MAIS POSTS SOBRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby