
O Boreyne é uma criatura heráldica composta, registrada principalmente na heráldica europeia do final da Idade Média. Diferente das criaturas mitológicas tradicionais encontradas em bestiários ou no folclore, o Boreyne não possui origem lendária: trata-se de uma criação puramente heráldica — um monstro artificial concebido especificamente para figurar em brasões e emblemas.
Origem
A documentação mais antiga e confiável sobre o Boreyne remonta a cerca de 1466, quando foi utilizado como emblema alusivo (canting badge) pela família Borough (ou Burgh). Os canting badges eram emblemas heráldicos que representavam visual ou foneticamente o nome do portador — neste caso, “Boreyne” faz alusão direta ao nome Borough ou Burgh. O uso dessa criatura está particularmente associado à família de Sir Thomas Burgh de Gainsborough, figura de destaque no final do século XV que serviu aos reis Eduardo IV, Ricardo III e Henrique VII.

Iconografia
O Boreyne é descrito como um monstro híbrido, vagamente semelhante a um touro, mas que reúne características de diversos animais. Possui cabeça de touro, crina de cavalo, patas dianteiras e cauda de leão, patas traseiras de águia, chifres curvados, língua em forma de lança (semelhante à de uma serpente) e uma barbatana dorsal que se projeta a partir da garupa.
Ao contrário de outras figuras heráldicas mais padronizadas, o Boreyne não apresenta uma postura tradicional fixa dentro da heráldica. Registros iconográficos o mostram em diferentes atitudes, incluindo a passant (caminhando), entre outras variações.

- Boreyne. Disponível em: <https://mistholme.com/dictionary/boreyne/>;
- Boreyne. Disponível em: <https://heraldicart.org/boreyne/>
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:
1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.
Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.
De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.