3 de dezembro de 2025

Paralelos entre Hora de Aventura: Ilhas e a Odisséia de Homero

۞ ADM Sleipnir

A Odisséia, de autoria do poeta grego Homero (928-898 a.E.C.) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga. Ela conta a história de Odisseu (também conhecido como Ulisses), um herói grego que luta para retornar para casa após a Guerra de Troia. A jornada de Odisseu é cheia de aventuras, desafios e encontros com seres míticos enquanto ele tenta encontrar o caminho de volta para sua esposa, Penélope, e seu filho, Telêmaco, na ilha de Ítaca.

Juntamente com outra obra de Homero, a Ilíada, a Odisséia é uma obra atemporal, que influenciou e continua influenciando a cultura pop, ainda que muitas vezes nós não percebamos isso. Uma das obras mais recentes a se inspirarem na Odisséia foi o desenho Hora de Aventura, que em 2017 lançou uma minissérie chamada “Ilhas”, com muitos elementos bebendo diretamente da fonte homérica. Neste post, trago os paralelos que consegui encontrar entre as duas obras.

1) A busca pelo desaparecido

Em A Odisséia, Telêmaco parte em uma viagem pelo mar em busca de seu pai, Odisseu. Em Hora de Aventura, Finn, Jake, Susana Forte e BMO navegam pelo oceano à procura de outros humanos.

2) Tempestades no caminho

O navio de Odisseu é destruído pelas fúrias de Poseidon. O de Finn também sofre com uma tempestade, desta vez causada pelo dragão Whipple. Obstáculos poderosos testam a coragem dos heróis em ambas as histórias.

3) Ilhas que prendem a atenção

Odisseu chega à ilha dos Lotófagos, onde alguns de seus homens comem o fruto de lótus e esquecem de voltar para casa. Finn e sua equipe chegam à Ilha da Realidade Virtual, onde BMO perde o desejo de retornar, sendo convencido por Jake a continuar a jornada.

4) Monstros de um olho só

Odisseu enfrenta um cíclope chamado Polifemo. Finn encontra um Colosso de um olho só, que foi derrotado pelo pai dele, Martin. Monstros gigantescos e desafiadores aparecem em ambas as aventuras.

5) Ajuda divina e sobrenatural

Odisseu recebe de Éolo um saco de ventos para guiar sua viagem. Whipple usa seus poderes para mover o navio de Finn sobre obstáculos. 

Além disso, a deusa Atena auxilia Odisseu e Telêmaco, enquanto Minerva (mãe de Finn) age como sua guia espiritual.

6) Visões do passado e lembranças de família

Durante a jornada, Odisseu acaba encontrando o espírito de sua mãe. Finn, por sua vez, se depara com o “fantasma digital” de Minerva, lembrando que mesmo em mundos distantes, laços familiares moldam a jornada.

7) Proteção contra tentações

Os homens de Odisseu tampam os ouvidos com cera para não sucumbir ao canto das sereias. Finn e sua equipe usam o corpo mágico de Jake para não se perderem na monotonia criada por Whipple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Seu comentário é muito importante e muito bem vindo, porém é necessário que evitem:

1) Xingamentos ou ofensas gratuitas ao autor e a outros comentaristas;
2)Comentários racistas, homofóbicos, xenófobos e similares;
3)Spam de conteúdo e divulgações não autorizadas;
4)Publicar referências e links para conteúdo pornográfico;
5)Comentários que nada tenham a ver com a postagem.

Comentários que inflijam um desses pontos estão sujeitos a exclusão.

De preferência, evite fazer comentários anônimos. Faça login com uma conta do Google, assim poderei responder seus comentários de forma mais apropriada, e de brinde você poderá entrar no ranking dos top comentaristas do blog.



Ruby